03/09/2019 às 19:39, atualizado em 03/09/2019 às 19:58

Nova iluminação em campo sintético de São Sebastião faz alegria de boleiros

Local tinha histórico de faíscas, choques e pouca claridade. Solução veio sem custos para o GDF 

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

Projeto social no local tira crianças e adolescentes das ruas. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Comunidade aprova

São Sebastião tem apenas dois campos públicos para a comunidade. Neste, na Vila do Boa, mais de 300 pessoas desfrutam. Durante a semana, o local recebe um projeto social com 120 crianças, adolescentes e jovens. Nas segundas e quintas-feiras, 80 homens se reúnem para a Pelada dos Veteranos. Às sextas, é a vez de 30 mulheres jogarem futebol. Nos fins de semana, o espaço é liberado para eventos e atender a comunidade 

João de Deus Brito, 39 anos, comanda o trabalho social realizado ali. “Aqui é o único espaço de lazer que temos para fazer projetos e retirar os jovens das ruas. Foram 23 dias sem acesso, já que desligaram a energia por causa do risco. Agora está realmente melhor, foi uma bênção ter a nova iluminação”. 

Os principais interessados aprovam a mudança. Iago Rocha, 15 anos, conta que a iluminação era fraca e “quase sempre tinha lâmpada queimada”. Pior que isso, diz, era ficar a mercê da insegurança. Seu próprio irmão foi vítima dos choques. Ítalo Pereira, da mesma idade, participa do projeto desde o início e garante: “agora dá para treinar melhor porque é mais claro”.

Do time das mulheres, a motorista Caroline Santos, de 25 anos, provoca: “antes só iluminava o gol. Não tem mais desculpa para os goleiros”. A atleta foi selecionada em uma das peneiras da  Taça das Favelas Brasília, um dos maiores campeonatos de futebol amador de campo do mundo, apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer.