06/09/2019 às 15:34, atualizado em 06/09/2019 às 16:12

Conselho de Saúde do DF terá primeira presidente do segmento sindical

Eleita para o biênio 2020-2021, Jeovânia Rodrigues representa o Sindicato dos Odontologistas

Por Agência Brasília *

Jeovânia é especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Lourdes Cabral Piantino já ocupou por duas vezes seguidas a gestão anterior do conselho, encerrada em 31 de agosto deste ano. Foi a primeira vez que o órgão foi presidido por usuário (a) da saúde pública. Até então, todos os presidentes eram membros da gestão da Secretaria de Saúde.

Posse

Presente à eleição, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, parabenizou o processo de escolha e empossou todos os membros do novo conselho, titulares e suplentes. Com mandato de quatro anos, eles foram designados para o quadriênio 2019-2023 e nomeados na edição extra do Diário Oficial do DF desta quinta-feira (5).

“Houve [na eleição] muita harmonia, muito humor e, principalmente, a competência dessa mesa diretora, que vai nos dar a direção e o andamento para melhorar a saúde do DF, de acordo com todas as aprovações e propostas que serão deliberadas. E, logicamente, utilizadas e publicadas pela Secretaria de Saúde”, afirmou Okumoto.

Estrutura permanente

O Conselho de Saúde do DF é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). De caráter permanente, tem a missão de fiscalizar, deliberar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde.

É um órgão vinculado à Secretaria de Saúde, composto por movimentos de usuários do DF, entidades trabalhistas, governo e prestadores de serviços de saúde. Na representação do conselho, os usuários têm 50% das cadeiras, enquanto gestores e trabalhadores têm 25% cada.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde