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Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/09/2019 às 14:36, atualizado em 21/10/2019 às 12:00
Plano Estratégico 2019-2060 prevê que, para atender as demandas atuais e as necessidades das gerações futuras, GDF deverá ter foco em planejamento territorial, regularização fundiária e combate ao déficit habitacional
O comerciante Laércio Araújo, 64 anos, mora em um condomínio no Setor Habitacional Bernardo Sayão, no Guará, há 17 anos. Quando ele chegou ao local, que era uma colônia agrícola, era preciso passar por uma estrada de terra para chegar e sair de casa.
À medida que a ocupação foi crescendo, os moradores se organizaram e asfaltaram a pista principal do setor. Apesar do asfalto, a via não tinha sistema de drenagem de água pluvial. Assim, quando chovia, a enxurrada forte invadia as chácaras e formava enormes buracos na pista. “Não era pior porque a Administração do Guará sempre tapava as crateras depois de cada chuva”, conta Laércio.
Agora, os 12 mil moradores do local serão beneficiados com as obras de infraestrutura no local. Os serviços foram iniciados no final de 2018, mas estavam paralisados quando o governador Ibaneis Rocha assumiu o Governo do Distrito Federal (GDF).
Em maio, o GDF criou um Grupo Técnico para vistoriar os mais de 700 viadutos da capital federal e disseminar a cultura da manutenção nas estruturas. Além de engenheiros e técnicos do governo, o GT é composto por especialistas de diversas entidades da sociedade civil e estudantes de instituições universitárias.
Até o momento, o grupo realizou inspeções, de forma piloto, no elevado do Córrego do Urubu, na DF-005, no Varjão; no viaduto do SIA e no viaduto da Galeria do Trabalhador.
Representante da Secretaria de Obras no GT, Maurício Canovas explica que o objetivo é, até o final de 2020, identificar as pontes e viadutos que precisam passar por manutenção. “Primeiro vamos fazer vistorias para identificar o estado de conservação de cada um deles para, depois, definir prioridades de recursos”, explica.
O GDF também deve incluir de verba específica para conservação de pontes e viadutos no orçamento de 2020, uma vez que não foi destinado recurso pelo governo anterior para o orçamento deste ano.
Faz parte das ações previstas para a realização de laudo de manutenção das pontes e viadutos do DF, a implantação e/ou modificação de estrutura funcional para inspeção, monitoramento, recuperação e reforço dessas obras.
O GDF está capacitando engenheiros das Administrações Regionais para identificar e realizar vistorias visuais de viadutos e pontes. Sessenta engenheiros de 12 órgãos do GDF já concluíram o treinamento de Inspeção Preliminar e Manutenção de Pontes e Viadutos, promovido pela Secretaria de Obras em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF).
O Plano Estratégico prevê, ainda, a redução do tempo de elaboração de projetos de engenharia para 1 ano. Para isso, esse processo será centralizado e concentrado sob gestão única. A construção de novas 10 pontes e viadutos, chamadas de obras de artes especiais, também contribuirá para o aumento da malha de drenagem, pavimentação e calçadas do DF.
Iluminação pública e ciclovias
A modernização do sistema de iluminação do DF, por meio da substituição das lâmpadas de iluminação pública para LED também é uma medida para garantir infraestrutura de qualidade para a população.
Para isso, de janeiro a agosto de 2019, a Companhia Energética de Brasília (CEB), em parceria com a Secretaria de Obras, substituiu 5.360 luminárias comuns por lâmpadas de LED em todo o DF.
Esse tipo de tecnologia pode gerar economia de até 60% para o GDF, já que as luminárias de LED possuem 60 mil horas de vida útil e perdem apenas 30% da capacidade quando atingem esse tempo, ao passo que as lâmpadas de vapor de sódio queimam quando atingem 32 mil horas. Além disso, iluminam mais os ambientes, o que traz mais segurança para a população.
Para pedestres e motoristas que trafegam na W3 Norte, por exemplo, a visão noturna foi reforçada com a instalação de 367 postes com 593 pontos de LED, além da substituição de 75 luminárias convencionais para LED. O valor investido nesta obra, concluída em junho, foi de R$ 3,3 milhões.
No mês de julho, toda a iluminação do parque Olhos D’Água, no final da Asa Norte, foi revitalizada. Foram substituídas 88 lâmpadas convencionais por luminárias de LED, para a satisfação dos moradores do bairro e frequentadores do parque. Duas regiões administrativas muito importantes do DF, Taguatinga e Ceilândia, estão com obras de revitalização em andamento.
Em Santa Maria, as luminárias convencionais estão sendo substituídas por LED na avenida Alagados, que dá acesso à BR 040 e à DF 290 (veja exemplos de locais no quadro acima).
[Numeralha titulo_grande=”45%” texto=”é o percentual de ampliação previsto para as cicloviasdireita
Aliado a essas iniciativas, o Plano Estratégico prevê a ampliação da malha cicloviária em 45%, com a construção de 211 km de ciclovias.
Atualmente, o DF tem cerca de 400 quilômetros de ciclovias, entre os trechos já concluídos e os que ainda estão em construção. É a maior malha cicloviária do Brasil.