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Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/09/2019 às 15:19, atualizado em 18/01/2024 às 17:01
Plano Estratégico do GDF prevê adoção de soluções avançadas em gestão de pessoas, cobertura vacinal e agendamento de consultas. Gestão de hospitais também será melhorada
O Governo do Distrito Federal planeja informatizar 100% os processos de gestão da rede pública de saúde. Para atingir esse objetivo – uma real transformação digital-, o GDF estabeleceu uma série de metas a serem cumpridas nos próximos anos. Elas fazem parte do Plano Estratégico, conjunto de ações pensadas para as próximas décadas.
Ouça a reportagem:
Para esse resultado-chave se tornar real, e assim tornar a saúde no DF o mais digital possível, o governo irá adotar soluções tecnológicas que alcancem áreas como recursos humanos, cobertura vacinal, agendamento de consultas e, claro, o sistema de gestão em saúde (atenção primária, ambulatorial e hospitalar). Esse trabalho está sendo feito em conjunto pela Secretaria de Saúde (SES) e o Instituto de Saúde (Iges-DF).
Dentro do Hospital de Base, a maior unidade pública de saúde de Brasília (gerida pelo Iges-DF), a tecnologia começa no atendimento ao usuário. Em funcionamento desde o final de agosto, o sistema de prontuário eletrônico Soul MV trouxe avanços rapidamente.
Integração
Utilizado em substituição ao Trakcare, o Soul MV permite a integração de todos os processos hospitalares. E gerencia informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas – e, em breve, será espalhado para as outras unidades controladas pelo Instituto. A previsão é de que em outubro o software chegue à Unidade de Pronto Atendimento de Ceilândia para, em seguida, ser levada aos outros centros hospitalares.
Você não consegue gerenciar o que não consegue medir. Agora isso mudouMarcos Flávio de Souza, superintendente de Tecnologia da Informação do Iges-DFesquerda
Ao informar aos médicos e gestores quanto tempo um paciente levou para ser assistido, o quanto foi gasto em procedimentos, qual lote de medicação ele usou – entre outras informações -, o software permite ao hospital economia e maior controle de dados.
“Tudo que acontece dentro do Base está a nossos olhos”, diz o superintendente de Tecnologia da Informação do Iges-DF, Marcos Flávio de Souza. “Sua utilização não tem preço que pague, e é ótimo para a população. Você consegue gerir melhor a verba pública e o que ocorre aqui dentro”, explica.
E esse entendimento é compartilhado por quem utiliza as instalações do HBB. Em tratamento de um câncer no abdômen desde 2015, a auxiliar-administrativo Etelvina Mônica elogia o atendimento. “Está mais tranquilo e humano. O tempo de espera melhorou muito”, assegura.
Quem está no dia a dia do Base também vê e acredita na evolução. “Tudo que vem para mudar exige paciência. Quando cheguei nesse hospital, há quase 30 anos, o meu sonho era ver exatamente o que está acontecendo agora com a implantação desse sistema. Hoje vejo o Base informatizado, caminhando para a evolução e o futuro”, aponta Vera Lúcia Bezerra da Silva, a Verinha, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer e que trabalha no Base.
Em junho, a pasta assinou um convênio de cooperação técnica com a Fiocruz para que os serviços da Atenção Primária à Saúde, a porta de entrada dos cidadãos na rede de atendimento, sejam aprimorados com métodos inovadores e de avaliação. Isso significa que a Fiocruz, a Secretaria de Saúde e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) vão trabalhar o monitoramento e avaliação da Atenção Primária, a formação e a divulgação científica.
Ação estratégica
Outras metas para a saúde digital no DF
√ Consolidação do Sistema de Monitoramento e Avaliação em Saúde do SUS/DF, como solução de gestão inteligente, colegiada e compartilhada, para coordenar ações relevantes na saúde e para subsidiar a tomada de decisão – Sala de Situação de Saúde, Sistema Estratégico de Planejamento (Sesplan), Reuniões de Análise de Resultados e do Colegiado de Gestão da SES
√ Disponibilização de soluções tecnológicas para atuação das equipes de campo, para aumento da produtividade, plena utilização dos processos informatizados e confiabilidade das informações
√ Implementação de sistema de controle e monitoramento dos processos de regulação de oferta de consultas, internações e atendimentos de urgência e emergências
√ Implantação de solução tecnológica para dimensionamento e otimização dos recursos humanos com ampliação da produtividade
√ Implantação de solução tecnológica de controle da cobertura vacinal (aptos a suportar campanhas de vacinação tradicionais e em situações de crises epidêmicas)
√ Implantação do serviço de agendamento de consultas via telefone, internet ou aplicativos disponibilizados para celular, facilitando acesso do usuário à atenção primária de saúde
√ Criação de aplicativo com área de abrangência das UBS e carteira de serviços, voltado à população e profissionais de saúde
√ Implantação de sistema de gestão em saúde (atenção primária, ambulatorial e hospitalar)