27/09/2019 às 16:51, atualizado em 27/09/2019 às 17:04

Saúde abastece a rede com material para aplicar soro

Os insumos serão repassados a hospitais e unidades básicas de saúde (UBSs). Gastos superam os R$ 200 mil

Por Agência Saúde *

Devido ao contrato de manutenção predial emergencial, foi possível à Secretaria de Saúde adquirir os equipos de forma mais célere, no valor de R$ 211.556,47. “O estoque estava reduzido há meses, mas conseguimos abastecer a rede. Como acabou de ser homologado um novo pregão, a próxima aquisição deve ser feita por contrato regular”, ressaltou o diretor de Programação de Medicamentos e Insumos para Saúde, Pedro Côrtes.

Indispensável para aplicar soro nos pacientes, os tubos de material flexível, chamados de equipos, estão com os estoques reabastecidos na Farmácia Central da Secretaria de Saúde. A pasta adquiriu 267.793 unidades do insumo para repor, gradativamente, os hospitais públicos e as unidades básicas de saúde (UBS) do Distrito Federal.

O material serve para conectar o frasco do soro ao paciente. Com ele é possível controlar o fluxo, ou seja, a velocidade com que a medicação ou a dieta chega ao paciente. Para isso, existe uma pequena “pinça” no equipo (pinça de rolete), que pode ser aberta ou fechada para o controle do gotejamento.

“Com o equipo, é possível infundir soro no paciente pelas veias. Ele é um insumo médico essencial, usado em todos os níveis de atenção”, explicou o diretor.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF