07/10/2019 às 16:58, atualizado em 07/10/2019 às 17:13

“VEM DF”: tire suas dúvidas sobre o projeto de carros elétricos compartilhados

Funcionários distritais cadastrados pelo GDF vão poder dirigir veículos e colaborar para a eletromobilidade e a redução da emissão de dióxido de carbono

Por Agência Brasília *

| Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O ACT estabelece como responsabilidades do GDF a delimitação dos pontos de instalação dos eletropostos, bem como o fornecimento da infraestrutura necessária para tal, e a operação diária do compartilhamento de veículos. Pelas regras do comodato, o GDF também deve se encarregar das despesas com operação e manutenção dos veículos e eletropostos, incluindo as taxas e seguros.

Os três parceiros têm como responsabilidades o monitoramento e avaliação do projeto, de acordo com o estabelecido no convênio e no ACT.

5) Qual o objetivo da ABDI com o projeto VEM DF?

O objetivo da ABDI é estimular a cadeia produtiva de veículos elétricos no país e divulgar soluções de eletromobilidade, uma das soluções aplicadas no conceito de cidades inteligentes.

6) Qual o objetivo do PTI com o projeto VEM DF?

O objetivo do PTI é disseminar o conhecimento e a tecnologia aplicada no software de compartilhamento. Também faz parte do projeto testar a tecnologia em ambiente urbano não controlado.

7) Qual o objetivo do GDF com o projeto VEM DF?

O governo distrital tem como objetivos possibilitar o uso de energia limpa e renovável e economizar com combustível tradicional. Além disso, atrair frotas particulares, locadas ou por uso compartilhados de forma semelhante, seja por ente público ou privado.

8) Qual o custo do projeto?

O investimento total do projeto foi de R$ 3,1 milhões, sendo R$ 2,1 milhões da ABDI, utilizados na compra dos carros e dos eletropostos, e R$ 1 milhão do PTI, com o desenvolvimento do software.

9) Qual é a autonomia do veículo?

Os veículos elétricos têm autonomia de até 100 Km e velocidade de até 80 Km/h. Brasília tem vantagens para o uso de carros elétricos, tais como o relevo predominantemente plano, o que reduz o consumo de bateria, a temperatura favorável e a tensão de 220 volts, dispensando adaptações para a instalação dos eletropostos.

10) O projeto prevê 16 carros. Por que chegaram 12?

Na data de lançamento, foram entregues 12 carros. Os quatro veículos restantes estão em processo de chegada no Brasil e a previsão é de que sejam entregues até dezembro deste ano.

11) Quando todos os carros serão compartilhados?

A primeira etapa do projeto inicia com dois carros, a fim de que a adaptação ao software dos próximos veículos já inclua ajustes necessários à realidade de uso. O software é de propriedade do PTI, que será responsável pela adaptação do restante dos veículos com as informações a serem repassadas pelo GDF após o início do projeto.

12) Qual é o prazo para que todos os carros estejam disponíveis para o compartilhamento?

Todos os carros estarão operando até o final do ano. Eles serão adaptados para funcionar integrados ao software desenvolvido pelo PTI. Essa adequação será feita de maneira modular. Estarão 100% no sistema apenas no final do ano.

13) Como é feita a ligação do carro? Com chave ou cartão?

O carro é ligado com a chave. O cartão apenas libera a ignição e insere o veículo no sistema (software) que fará o monitoramento dos veículos.

14) É preciso treinamento para dirigir o carro?

É necessário apenas o repasse de orientações básicas ao bom funcionamento dos veículos elétricos da frota, como: a) realizar as reservas via software ou aplicativo; b) deixar o carro carregando sempre que o veículo estiver parado nas vagas destinadas ao projeto (eletropostos); c) não utilizar veículos para reuniões demoradas em locais que não haja ponto de compartilhamento; entre outras.

15) Quem é responsável pelo treinamento?

O PTI realizou o treinamento dos multiplicadores do GDF. O governo distrital também fará treinamento em relação às normas já utilizadas pelo Governo para a utilização de carros da frota.

 

* Com informações da ABDI e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação