19/11/2019 às 20:40, atualizado em 20/11/2019 às 13:26

Caesb adquire equipamentos de última geração

Monitoramento é feito pela empresa nos mananciais que abastecem a capital federal

Por Agência Brasília *

Coordenadora de Análises Físico-Químicas da Caesb, Cinthia Mesquita utiliza cromatógrafo líquido acoplado a espectrômetro de massa | Foto: Marco Peixoto / Agência Brasília

Segundo a especialista, a Caesb adquiriu esses equipamentos para dar autonomia ao laboratório quanto à realização de análises para o atendimento à legislação e a condicionantes da licença de operação para captação no Lago Paranoá. “A Caesb, por meio desse investimento grandioso em tecnologia, reforça seu compromisso social, propiciando uma avaliação ainda mais criteriosa das suas matérias primas e do seu produto final”, comemora Cinthia.

Certificação ISO

O Laboratório Central da Caesb pretende ser espaço de referência e, para isso, contratou uma consultoria para ajudar no processo de certificação internacional ISO 17025:2017. Essa certificação é utilizada para acreditar laboratórios tecnicamente competentes e que produzem resultados com alto grau de confiabilidade, assegurando qualidade e bom desempenho de seus produtos.

Desde outubro de 2018, quanto foi contratada a consultoria, processos do laboratório têm sido revistos e documentos revisados para atender a todos os requisitos da certificação. O gerente de Monitoramento da Qualidade da Água da Caesb, Ricardo Cosme Arraes Moreira, explica que o prazo final para a certificação é outubro de 2020, mas que a empresa pretende atender a todos os requisitos antes disso.

“Queremos a certificação do laboratório até o início do ano de 2020 e, com isso, estaremos entre os melhores laboratórios do Brasil”, comemora Ricardo.

 

* Com informações da Caesb