22/11/2019 às 17:22, atualizado em 22/11/2019 às 19:00

Programa apresenta Brasília a estudantes de todo o país

“Brasília, Nossa Capital” começa com alunos da rede pública de ensino do DF e levará 200 jovens no mês de dezembro  

Por Agência Brasília *

Um roteiro cívico-pedagógico especialmente elaborado para oferecer uma rica experiência de aprendizagem cívica, histórica e cultural para os jovens.  Esse é o objetivo do programa Brasília, Nossa Capital, lançado nesta sexta-feira (22). A iniciativa é destinada aos alunos do ensino fundamental e médio e, na primeira fase, deverá atingir 200 estudantes da rede pública de ensino. O roteiro de turismo cívico-pedagógico utiliza como fio condutor os conteúdos interdisciplinares em torno de Brasília e a sua importância nos cenários social, político e histórico-cultural do país. No primeiro momento, irão participar estudantes de Planaltina, Paranoá, Gama e Recanto das Emas.

O programa é realizado pela Secretaria de Turismo (Setur) em cooperação com a Secretaria de Educação (SEE) e promovido pela Viaja Brasília, do Grupo Voetur. “Esse trabalho é para que cada uma das nossas crianças e adolescentes conheçam a nossa cidade”, destaca a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Desejamos que o turismo cívico cresça e que a população do Brasil e do mundo seja convidada e se interesse pela nossa cidade. Que a gente consiga despertar o sentimento de patriotismo e encantamento que só Brasília pode oferecer”.

O roteiro tem duração de três dias e é direcionado a estudantes de todas as escolas do Brasil. As atividades são conduzidas de forma participativa, lúdica e dinâmica por guias de turismo especializados, e contam com o apoio pedagógico dos professores que acompanham as turmas. Na primeira fase do projeto, os estudantes das redes públicas que cão participar foram selecionados por meio de um concurso de produção audiovisual que teve como tema “Como você apresentaria a sua região para um estudante que vem visitar a nossa capital?” e terão direito a hotel, alimentação e transporte, além das visitas guiadas.

Três temas fundamentais dão base às visitações: a transferência da capital do Brasil e a sua construção no centro do país; a capital federal enquanto símbolo nacional da República Federativa do Brasil e a cidade planejada, considerada obra-prima do gênio criativo humano e Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.

Educação patrimonial

A subsecretária de educação básica da SEE, Raquel Sá, ressalta que a iniciativa é fundamental para fortalecer a política de educação patrimonial. “Assim, possibilitamos aos estudantes de ensino fundamental e médio a apropriação do patrimônio cultural da cidade”, explica. O projeto também é prioridade para o presidente da Voetur, Carlos Alberto de Sá. Segundo ele, desenvolver o turismo cívico sempre foi um desejo. “Eu acredito nesse produto e acho que ele tem que estar à disposição de toda a população, especialmente dos estudantes”, pontua.

Os estudantes do DF que estão participando do projeto em 2019, além de ganharem um final de semana de turismo cívico na capital, também irão concorrer ao prêmio de fotografia “Brasília, Nossa Capital”. A premiação ocorrerá no dia 18 de dezembro, quando encerra o calendário letivo das escolas públicas do DF. Ao total, serão selecionados 12 fotos que irão compor uma exposição nos 60 anos de Brasília.

*Com informações da Secretaria de Turismo