Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/12/2019 às 17:15, atualizado em 06/12/2019 às 08:36
Com lançamento nos formatos virtual e físico, livro de projeto organizado por médico do DF já está no segundo volume
Um médico falando sobre a sua própria doença a partir da visão de quem está sendo cuidado. Esta é a proposta do livro Quando fui paciente, que busca um olhar diferente não apenas sobre as doenças, mas sobre a condição humana. A obra é organizada pelo médico de família Rodrigo Lima, que atende na Unidade Básica de Saúde 7 de Samambaia, e reúne textos de mais de 20 autores, dentre eles a médica de família Carol Reigada, com consultório na UBS da Candangolândia.
O lançamento virtual será nesta quinta-feira (5), por meio do site da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. O lançamento oficial, em Brasília, será na noite desta sexta-feira (6), na Cafeteria Objeto Encontrado (SQN 102). A data foi escolhida em comemoração ao Dia do Médico da Família e Comunidade.
Este é o segundo livro do projeto Causos Clínicos. O primeiro volume foi lançado em 2018 e conta o cotidiano dos médicos de família, com relatos sobre o trabalho, de maneira prática e simples.
Neste segundo volume, o foco está nos momentos em que os médicos foram pacientes. Com uma linguagem nada técnica, os autores relatam suas vivências em tratamentos de câncer, anorexia, epilepsia e outras doenças.
“Este projeto começou como um blog, há quatro anos, mantido pela sociedade. A gente fazia chamada por histórias para falar sobre o que o médico de família faz como estratégia de comunicação a respeito do trabalho ainda pouco divulgado”, relata o médico e organizador dos dois volumes, Rodrigo Lima.
“Fizemos chamada de texto por rede social, e-mail, grupos de amigos e, ao ver que os textos estavam sendo utilizados em sala de aula, provas e até em jornais, organizamos e publicamos o primeiro livro”, acrescenta.
Os demais autores estão espalhados pelo país e em cada local será realizado o lançamento do livro. No próximo final de semana será a vez de Belo Horizonte.
* Com informações da Secretaria de Saúde