14/12/2019 às 12:15, atualizado em 14/12/2019 às 12:34

Aposta no perfil de agência de desenvolvimento 

Ações se concentraram na formulação de políticas públicas para gerar emprego e renda, com destaque para a concessão do ArenaPlex

Por Agência Brasília *

Em 2019, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) anunciou uma série de iniciativas que trarão impactos na qualidade de vida da população da capital federal. A W9 Norte saiu do papel, após acordo firmado com tribos indígenas que ocupavam o local havia anos.

Em julho, a Terracap e a Arena BsB assinaram o contrato de Concessão do Centro Esportivo de Brasília, o ArenaPlex. Além da gestão do complexo, que abrange o Estádio Nacional Mané Garrincha, o ginásio Nilson Nelson e o Complexo Aquático Cláudio Coutinho, o modelo de negócio prevê a construção de um boulevard, espaço integrado de convivência, entretenimento e lazer.

Foto: Agência Brasília/Arquivo

“O primeiro abrigamento do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes data de 1986. Portanto, receber a Concessão de Direito Real de Uso foi a realização de um sonho antigo da entidade”, conta. Com a escritura em mãos, Inês antecipa o projeto Centro Dia, modalidade de atendimento para que idosos possam passar o dia no Lar e, à noite, regressem para suas famílias. A previsão é que mais 40 pessoas sejam beneficiadas.

A média de idade dos senhores e das senhoras que vivem no Bezerra de Menezes é de 75 anos, mas há quem tenha mais. Dona Francisca Xavier fala orgulhosa da própria longevidade. “Nasci em 17 de agosto de 1918. Completei 101 anos”, diz a senhorinha que, embora centenária, esbanja lucidez. Ela conta que das 24 gestações, “vingaram” 18 filhos: “No Nordeste, as crianças não sobreviviam a doenças”.

* Com informações da Terracap