09/01/2020 às 08:00, atualizado em 09/01/2020 às 13:46

A face humanitária do turismo de Brasília

Policiais se integram à Secretaria de Turismo nas ações de recepção aos turistas e mostram lado comunitário das forças de segurança

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

Apesar da simpatia com os turistas, PMs não descuidam da segurança nos arredores da Catedral | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O goiano Júlio César percebeu a presença da polícia em todos os passeios que fez até agora em Brasília. Eles estavam na porta do hotel, no Banco Central e na Catedral. “É muito bom. Quando a gente vê o policial a gente se sente mais seguro”, elogiou.

Apesar da simpatia com os turistas, os PMs ficam atentos à movimentação do local e estão sempre prontos para agir em situações que possam causar ocorrência policial. “Se um grupo de turistas sai daqui [Catedral] e vai a pé para o Museu da República, por exemplo, observamos se eles não estão sendo seguidos e, se for o caso, abordamos os suspeitos”, diz o sargento Vilela.

Os policiais do BPTur também cuidam da preservação do patrimônio impedindo pichações e outros tipos de depredação.

Chegada do verão traz passageiros

Com a chegada da alta temporada de verão, o fluxo de passageiros no Aeroporto de Brasília aumenta, de modo que o primeiro mês do ano deve ser movimentado no terminal. Responsável pelo local, a Inframerica prevê um movimento de cerca de 1,5 milhão de passageiros para o período. O fluxo aéreo para janeiro deve ser de 11 mil pousos e decolagens.

Para atender à demanda, as companhias aéreas incluíram na malha 554 voos extras. Os dias de maior movimentação devem ser nesta quinta-feira (9) e nos dias 29 e 30 , quando 58 mil passageiros deverão passar pelo aeroporto.

[Numeralha titulo_grande=”58 mil” texto=”Número de passageiros esperados em cada um dos três dias deste mês para os quais está previsto fluxo intenso no aeroportodireita

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a segurança que a cidade oferece é um dos principais pontos levados em consideração quando um turista escolhe um destino. “Brasília tem um grupo de policiais altamente capacitado para atender aos nossos turistas e para garantir que nenhum problema ocorra. Essa parceria entre Secretaria de Turismo e o Batalhão de Policiamento Turístico é essencial para impulsionarmos o turismo na nossa capital”, diz.

Desde abril do ano passado o BPTur incluiu nas rondas diárias feitas pelas viaturas as três unidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que foram reabertas depois de três anos. Os centros ficam localizados nos setores hoteleiros Norte e Sul e na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. “O BPTur tem sido um grande parceiro nosso”, arremata Vanessa Mendonça.