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Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/01/2020 às 09:00, atualizado em 13/01/2020 às 15:41
Números 190 (PMDF), 193 (CBMDF) e 199 (Defesa Civil) podem ser acionados a qualquer hora pelo cidadão
“Caso não seja da nossa competência, transferimos para a área responsável, como a Polícia Militar, por exemplo. Se for com a gente, encaminhamos para a parte de despacho e o quartel mais próximo vai desenvolver o serviço”, comenta o tenente-coronel. São dez atendentes que, em 2018, assistiram 123.791 ocorrências. Já no ano passado, foram 132.495 ocorrências, sendo as mais recorrentes os acidentes automobilísticos e incêndios florestais.
Ampliação
Em junho de 2019, o governo local decidiu ampliar os serviços de atendimento do 199. Além de ajudar em casos de desastres, como chuvas fortes, inundações e alagamentos, entre outros, o canal também recebe denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue – problema que demanda, para ser combatido, a ajuda de 15 bombeiros. No ano passado foram registradas 481 ocorrências.
De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, o trabalho do órgão é complementar ao dos bombeiros. “Geralmente, o primeiro a ser acionado é o Corpo de Bombeiros. Nosso trabalho é avaliar e ver se será necessário interditar, se será preciso uma evacuação”, explica.
Guará alerta para os trotes, que atrapalham o tempo de resposta de atendimentos verdadeiros. “O trote faz com que o nosso suporte passe de 7 para 28 minutos, pois ficamos procurando uma ocorrência onde não tem”, reclama. Em 2018, a corporação fez 328.620 teleatendimentos. No ano passado, o número subiu para 837.179. Segundo a Polícia Militar, o crescimento se deu pela contratação de militares inativos. As principais ocorrências registradas são ameaças.
[Numeralha titulo_grande=”837.179″ texto=”Número de atendimentos feitos pela Polícia Militar do DF em 2019direita
Muitas vezes, o atendente dos telefones de urgência se depara com alguém pedindo informações sobre serviços do governo. Cada segundo que o profissional fica na linha com esse tipo de situação, uma vida pode ser colocada em risco. Se precisar de algum esclarecimento sobre serviços e programas do governo, a orientação é ligar para o telefone 156 ou para a Ouvidoria, pelo 162.
Reclamações
Caso o solicitante do serviço de emergência ou urgência queira fazer alguma reclamação sobre o atendimento, deve registrá-la na Ouvidoria – telefone 162 – ou por meio do site. Para que o fato seja apurado, é preciso que o cidadão informe o dia, a hora e o número do telefone que foi feita a ligação.