23/01/2020 às 20:14

Secretaria de Saúde apresenta metas para 2020

Construção de um hospital oncológico e de sete UPAs estão entre os principais objetivos

Por Agência Brasília *

Balanço da Saúde reuniu no Buriti subsecretarias, representantes de órgãos e institutos vinculados |Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Na área da Logística a principal meta é a licitação, contratação e implementação do Operador Logístico, sistema que vai modernizar e otimizar processos de gerenciamento, armazenamento e distribuição de insumos para o atendimento à saúde no DF. Uma cooperação com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para a melhoria no atendimento da Atenção Primária é outra importante meta da assistência.

Órgãos e institutos vinculados

O Iges-DF colocou a construção de sete UPAs, a reforma da sala de manipulação de quimioterápicos, a abertura de mais uma sala cirúrgica e a reativação do décimo andar do Hospital de Base entre as principais ações a serem executadas em 2020.

No Hospital da Criança de Brasília a meta é credenciar 30 leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde, o credenciamento para execução de transplante de medula óssea e a abertura de mais 54 leitos.

Já o ICDF visa implementar três programas, entre eles o “Coração Valente”, com o objetivo de criar uma linha de cuidado para melhorar o acolhimento das mães desde o diagnóstico fetal. O Hemocentro, por sua vez, vai nomear 50 novos servidores concursados e iniciar o programa de certificação junto à American Association of Blood Banks (AABB).

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) vai transferir a Escola de Enfermagem para o Campus da Asa Norte e aumentar a oferta de residência em 10%, em 2020, além de aumentar os recursos de fomento para pesquisa em 20%.

* Com informações da Secretaria de Saúde