Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/02/2020 às 11:10, atualizado em 19/02/2020 às 18:35
Atletas e paratletas olímpicos receberam os certificados
Em 2020, 246 atletas, sendo 136 olímpicos e 112 paralímpicos foram contemplados com o programa da Secretaria de Esporte e Lazer, um benefício que garante mais conformo para o atleta de alto rendimento. Segundo o secretario de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, este auxílio é fundamental para a formação e permanência do atleta no DF. “Estamos construindo o futuro do esporte de Brasília e, ao mesmo tempo, dando suporte ao presente do esporte local. Nós temos aqui atletas que serão o futuro do esporte e temos também aqueles que já disputam ciclos olímpicos e paralímpicos recebendo o programa do Bolsa Atleta”, destacou.
A entrega do certificado do Bolsa Atleta do GDF 2020 foi realizada na noite desta sexta-feira (14) , no auditório do Colégio Marista João Paulo II, na Asa Norte.
Wendell Belarmino, da natação paralímpica e Bianca Reis, do judô, foram os oradores do evento e representaram os atletas do Distrito Federal. Para o nadador, de 21 anos, que em 2019, conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e ouro, prata e bronze no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, em Londres 2019, o programa é essencial para custear o material para treinamento. “Graças ao Bolsa Atleta, que ajuda bastante na minha carreira, eu consegui conquistar um título de campeonato mundial. Eu utilizo o benefício para comprar o traje, óculos, nadadeiras e tocas, que são caros”.
A judoca Bianca Reis, 14 anos, que no ano passado se sagrou campeã dos Jogos Escolares, e atualmente é líder do ranking nacional da classe Sub-18, o Bolsa Atleta é fundamental para a evolução e crescimento do esportista.
“O programa ajuda a custear a despesa como academia, suplementação, materiais esportivos e, principalmente, a competir fora do Distrito Federal”, disse. “Para ficar entre os melhores, precisamos estar com os melhores. Por isso as viagens são muito importantes”, concluiu.
Bolsa Atleta
O programa oferece auxílio financeiro individual aos atletas e paratletas de rendimento do Distrito Federal, que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. O programa garante condições mínimas para que se dediquem aos treinamentos e competições: locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
O benefício é concedido pelo prazo de até um ano. O valor mensal de cada bolsa muda de acordo com a classificação dos atletas e dos níveis da modalidade, em acordo com a legislação vigente. As modalidades e o número de bolsas são determinadas pelas leis nº 2402, de 15/01/1999 e nº 5279, de 24/12/2013.
Este ano, 248 atletas, sendo 136 olímpicos e 112 paralímpicos serão beneficiados com bolsas mensais com duração de um ano. A previsão de orçamento para o programa é de R$ 1.817.092,80. Em 2019, o custo do programa foi de R$ 1.490.700,00, que atendeu 224 bolsistas (124 olímpicos e 100 paralímpicos).
Modalidades olímpicas atendidas
– Atletismo
– Basquete
– Ciclismo
– Ginástica Artística
– Ginástica R. Desportiva
– Handebol
– Hipismo
– Iatismo
– Judô
– Natação
– Saltos Ornamentais
– Taekwondo
– Tênis de Mesa
– Tênis de Quadra
– Triathlon
– Vôlei
Modalidades paralímpicas atendidas
– Atletismo
– Basquete em cadeira de rodas
– Parabadminton
– Futsal para surdos
– Futebol de campo para surdos
– Vela adaptada
– Vôlei sentado
– Vôlei de areia para surdos
– Tiro com arco
– Futebol de 7
– Futebol de 5
– Goalball
– Tênis de Mesa
– Tênis de cadeira de rodas
– Bocha
– Rúgbi
– Ciclismo
– Hipismo
– Natação
– Remo
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer