Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/02/2020 às 10:15, atualizado em 17/02/2020 às 10:34
Dedicada a Napoleão Bonaparte, peça consagrada do compositor alemão é o tema do concerto desta semana. Apresentação é aberta ao público
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) volta a homenagear o repertório clássico e romântico do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) na próxima terça-feira (18), às 20h, no Cine Brasília. A entrada é franca, com classificação indicativa livre.
No espetáculo, o destaque é a Sinfonia Eroica, também chamada de Sinfonia N°3 e considerada um marco do fim da era clássica com o início do período romântico. “A história diz que a sinfonia havia sido dedicada a Napoleão Bonaparte, mas após a sua autocoroação, ele apagou com fúria a dedicatória da partitura”, conta o maestro Cláudio Cohen, regente da OSTNCS.
Canções narrativas
Em celebração aos 250 anos de nascimento do músico, a orquestra tem feito uma série de concertos, revivendo memoráveis obras da música erudita. Visionário do movimento romântico, o gênio alemão compôs canções de caráter narrativo, com temas melódicos e breves, porém marcantes.
Beethoven levou a era do classicismo musical vienense ao auge. O alemão radicado na Áustria deixou cerca de 240 obras, entre sinfonias, concertos e quartetos, assim como uma ópera, tornando-se um dos compositores eruditos mais tocados da atualidade.
De acordo com o maestro Cláudio Cohen, a comemoração aos 250 anos do compositor acontece em várias capitais do mundo. “A população do Distrito Federal também terá a oportunidade de conhecer e reviver as principais obras deste gênio da música internacional”, ressalta.
Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)