24/03/2020 às 15:31, atualizado em 24/03/2020 às 15:46

A revitalização do Setor Hospitalar Sul já começou

Local de grande movimentação no DF, setor vai ganhar espaço e mobilidade. A área já está isolada e as obras começaram no sábado (14).

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

As obras de revitalização no Setor Hospitalar Sul (SHS) não param. As intervenções começaram sábado (14) e, após dez dias, o estacionamento onde será construída a nova praça já começa a ganhar cara nova.

A revitalização vai requalificar o espaço e aumentar o conforto e segurança tanto para quem busca atendimento nos hospitais quanto para os que trabalham no setor. As melhorias envolvem a construção de novas calçadas e estacionamentos e a criação de uma área de alimentação onde ficarão concentrados os quiosques legalizados. “Não haverá nenhum quiosque na calçada disputando espaço com pedestres”, garante o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros.

Segundo o responsável técnico pela execução da obra, Renato Souza Fonseca, a remodelação será feita em três etapas. A primeira envolverá a construção da nova praça que ficará no estacionamento entre o Hospital do Coração e as farmácias. É lá que ficarão todos os quiosques que atualmente ocupam as calçadas do setor.

“Hoje é só um estacionamento. Mas será onde a praça será feita”, explica. Para isso, as atuais calçadas e o asfalto do estacionamento já foram demolidos. A primeira etapa será finalizada com a terraplanagem, pavimentação e construção de novas calçadas no local, o que deve durar 60 dias.

A segunda etapa vai envolver a pavimentação da via que liga a W3 Sul ao Cemitério Campo da Esperança, incluindo o estacionamento do Centro Clínico Oswaldo Cruz que também receberá novo asfalto. Por último, será pavimentada a via que desce do cemitério até a W3 e o estacionamento do Mercado das Flores.

As intervenções também incluem a troca completa do sistema de iluminação pública pelas lâmpadas de LED; ampliação do  reestruturação de pontos livres para acesso aos transeuntes, paisagismo e sinalização.

Adote uma Praça

A revitalização do SHS é o maior projeto do Adote Uma Praça, até agora, tanto em valor quanto em tamanho. O custo total do projeto é de R$ 5,5 milhões, que será financiado e executado pelo Hospital Santa Lúcia e a Rede D’OR São Luiz, Unidade Santa Luzia, uma parceria entre o GDF e a iniciativa privada e coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe).

A ação envolve vários órgãos e secretarias de governo. Além da Sepe, acompanham os trabalhos as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que elaborou o projeto, de Obras (SODF), Administração do Plano Piloto, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB), DF Legal, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

“As obras estão sendo executadas pela iniciativa privada, mas o projeto foi gestado pelo governo. O envolvimento de todos esses órgãos foi uma maneira encontrada para desburocratizar os processos e garantir celeridade à transformação do setor”, afirma Everardo Gueiros.

Mudanças no trânsito 

Para garantir a fluidez nas vias do setor e para que as obras sejam realizadas com segurança, o Detran-DF realiza o controle de tráfego e alterações no fluxo de veículos, além de reforçar a sinalização no local.
Na primeira fase das obras, ficarão interditados dois estacionamentos públicos: entre o Hospital do Coração e as farmácias e o próximo à Torre 1 do Centro Clínico Sul. O fluxo de veículos também será interrompido na via lateral ao Hospital do Coração e na via das farmácias.

Durante todo o período em que durarem as obras, equipes de policiamento e fiscalização de trânsito também atuarão em patrulhamento na região para minimizar os impactos no tráfego e evitar retenções acima do esperado.

O Detran recomenda aos condutores que evitem utilizar a via W5 no trecho próximo ao Templo da Boa Vontade e o Cemitério Campo da Esperança devido ao grande tráfego de veículos pesados. A velocidade será limitada em 30 km/h e, também, que redobrem a atenção em relação à entrada e saída, ao tráfego de pedestres e aos trechos interditados, obedecendo à sinalização implantada no local.