12/04/2020 às 08:44, atualizado em 13/04/2020 às 11:02

Grafite mobiliza artistas do DF no combate à Covid-19

Isolamento social e uso de máscara são incentivados pelos grafiteiros no Festival Grafite em Casa

Por Agência Brasília

Artista: Douglas Kordyal

Acostumados ao uso de máscaras, que usam para minimizar a exposição aos agentes químicos do spray, os grafiteiros engrossam o coro da necessidade do uso do equipamento como forma de proteção quando houver necessidade de sair de casa. Assim, o CPG convida artistas de rua a postarem fotos fazendo uso do equipamento de trabalho, ou mesmo a compartilharem imagens de gravuras e ilustrações criadas por eles onde os personagens usam máscaras.

De acordo com o servidor da subsecretaria de Economia da Secec e membro do CPG Danilo Rebouças, a promoção da arte feita nas redes sociais, além de difundir uma campanha da agenda social mundial, também faz com que o trabalho dos grafiteiros ganhe mais visibilidade neste período. “A iniciativa também colaborará de forma polissêmica com as atividades e causas dos artistas do Distrito Federal, por ser uma linguagem artística”, revela.

Artista: Douglas Kordyal

As hashtags usadas pelo grupo durante a ação em prol do uso das máscaras fazem parte de mecanismos de expressão próprios da linguagem popular dos grafiteiros:

#UseMáscara

#MascaraSalva
#NaoMeteOLocoMeteMascara
#PrecursoresDasMascaras
#DasAntigaJaDeMascara
#SempreFoiDeMascara
#SemMascaraNão

Festival Grafite em Casa

O Festival Grafite em Casa foi lançado em março pelo CPG, como forma de comemorar o Dia Mundial do Grafite, celebrado em 27/03, em meio à pandemia da Covid-19. Desta forma, a ideia do Festival é mostrar as obras dos artistas locais nas redes sociais, criando um museu digital com o que é produzido na região.

Para participar, os artistas interessados poderão seguir algumas instruções para a publicação dos vídeos com a palavra-chave do festival. Os grafiteiros deverão seguir um roteiro de gravação com apresentação (nome, idade, cidade, região), tempo de atuação, estilo de trabalho e exibição da obra criada para residência, contando as técnicas e referências usadas.

Os vídeos, com duração máxima de 1 minuto, também poderão conter uma breve fala sobre a relevância social do grafite e a eventual participação no Comitê ou Fórum do Grafite, no caso dos membros. Por fim, o artista pode saudar o público com uma mensagem convidativa para apreciação dos próximos trabalhos e eventos de grafite de que ele participará.


* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa