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17/04/2020 às 16:25
Contratada será responsável por acompanhar a execução de todos os serviços
Está marcada para o dia 25 de maio a licitação para contratar a empresa responsável pela supervisão das obras do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG). O investimento previsto é de R$ 1.270.053,37. A contratada vai acompanhar os serviços de construção, assim como verificar a conformidade dos projetos, especificações técnicas da obra, planilhas, listas, cronogramas físico-financeiros, as normas técnicas e demais elementos exigidos no edital e contrato da respectiva obra.
“A contratação deste serviço é de suma importância para a viabilidade da obra, uma vez que a construção de um viaduto exige alta complexidade técnica e financeira”, explica o Secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Nossa meta é que a empresa responsável pela supervisão esteja contratada antes do início da construção do viaduto”, acrescenta.
O viaduto será construído na intersecção da EPIG com o Sudoeste e o Parque da Cidade – local por onde passam, em média, 22 mil veículos por dia. “Com o viaduto, semáforos e retornos que interligam as duas vias serão retirados. Vai tirar o gargalo. O engarrafamento dentro do Parque da Cidade vai acabar e a obra já dará mais fluidez ao trânsito”, pontua o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras do GDF, Ricardo Terenzi.
Os trevos na EPIG serão feitos em trincheiras, ou seja, de forma subterrânea. Com a mudança, quem sair do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste não terá mais de passar por semáforos e retornos. Seguirá direto para a Avenida das Jaqueiras, passando embaixo da EPIG. A obra também permitirá sair do Sudoeste, na altura da avenida, e pegar a EPIG sentido Plano Piloto — e vice-versa — sem a necessidade de retorno.
Corredor Eixo-Oeste
Com 38,7 quilômetros de extensão, o projeto do corredor Eixo Oeste prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a EPIG e a Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto. As obras são feitas por trechos uma vez que seria inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito.
* Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura