31/05/2020 às 11:01, atualizado em 31/05/2020 às 11:57

Farmácia Viva amplia distribuição de chá de guaco, com foco nos diabéticos

Fitoterápico, que alivia os efeitos da tosse, ajuda a expectorar e combater outros problemas respiratórios 

Por Agência Saúde * | Edição: Renato Ferraz

Com a chegada do período frio e seco característico no DF, quando surgem as síndromes respiratórias, começa a ser ampliada a distribuição do chá de guaco – e com foco no paciente diabético. O composto também conhecido pelo xarope de guaco pode trazer uma melhora significativa no tratamento às complicações do trato respiratório. O trabalho está sendo feito pela gerência do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e o Núcleo de Farmácia Viva do Riacho Fundo. 

Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

Marcos Trajano, médico de família, e Referência Técnica em Fitoterapia na SES, destaca os benefícios da planta e as diversas formas que a SES/DF oferece à população. São produzidos o xarope, o chá em sachês, a tintura de guaco e a forma fresca também.

Para o xarope, em especial, ele pontua que toda a produção é validada pelo centro de qualidade técnica do Laboratório Central do DF. Ressalta ainda que o lançamento e a qualidade do produto na SES/DF é sem precedentes, pois o DF foi o primeiro a engajar nacionalmente nessa linha de fitoterápicos. 

“Temos um produto de primeiríssima linha sendo oferecido à população do DF de forma gratuita. Oferecemos ainda a planta seca ou fresca para ser feito o chá. Afinal, pacientes com diabetes não podiam pegar o xarope por causa do açúcar que ajuda a conservar o produto”, diz. 

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF