09/06/2020 às 14:56, atualizado em 09/06/2020 às 14:59

Recuperação de estrada vai beneficiar produtores rurais na Estrutural

Com cerca de dois quilômetros de extensão, Estrada do Valo é usada para escoamento de produção de hortaliças. Ação também preserva meio ambiente

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Estrutural tem recebido benfeitoras diversas do GDF em áreas como saúde pública, limpeza urbana e mobilidade | Foto: GDF Presente / Divulgação

De acordo com ele, as medidas ainda evitam assoreamento e erosão, auxiliando na preservação do meio ambiente. A moradora Nelci Cortes já passou pelo local e garante que é possível ver a diferença.

Administrador regional, o major Gustavo Cunha conta que o trecho fica em região agrícola, onde há 33 chácaras, e não pode ser asfaltado devido a restrições ambientais.

“Ali há produção de alimentos e famílias morando, mas a estrada estava muito ruim, toda esburacada pelo trânsito de caminhões e chuva. Estamos atuando para assentar e melhorar o tráfego para quem precisa, dando qualidade de vida pra esse povo, que também gera emprego e renda, e facilitando o acesso”, ressalta.

Mutirão de ações

A Estrutural recebeu mutirões de ações recentemente. De 25 a 30 de maio, teve esforço concentrado de combate a dengue, do Sanear-DF e do GDF Presente.

Mais de 40 agentes da Vigilância Ambiental, bombeiros e servidores entraram em campo contra a dengue e o coronavírus. Moradores da cidade também receberam kits higiênicos e 26,5 mil máscaras reutilizáveis de tecido.

Pelo polo Central do GDF Presente, a região urbana recebeu ações de limpeza, pintura dos meios-fios e de faixas de segurança. Cerca de dez caminhões e duas pás mecânicas trabalharam para manter lotes e ruas limpos com retirada de 350 toneladas de entulho. Além do uso de 3,3 mil quilos de massa asfáltica para manutenção da pavimentação.

“Foi um conjunto excelente de ações. Limparam e sanitizaram a cidade inteira, combateram focos do mosquito transmissor da dengue, abraçaram a região”, acrescenta o administrador regional.

Para ele, é importante que a comunidade, carente, veja o Estado presente em sua cidade. “É demonstração de que todos estamos olhando pela população.”