16/06/2020 às 19:16, atualizado em 01/08/2021 às 00:33

Mais duas escolas revitalizadas no Recanto das Emas

CEM 804 e EC Vila Buritis passam por melhorias em sua infraestrutura, possíveis graças a investimento de mais de R$ 200 mil

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Mais segurança e conforto para o imponente CEM 804 | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Além de mais conservada, a unidade agora também está mais segura: o sistema de vigilância e monitoramento ganhou 13 novas câmeras, que captam imagens coloridas, e em alta definição, tanto  na estrutura externa quanto nos ambientes internos.

Na cozinha, armários ganharam portas de blindex que vão auxiliar na organização dos materiais e também na limpeza do ambiente. Já as paredes dos bebedouros – localizados ao lado dos banheiros do primeiro e do segundo andares – também passaram por uma revitalização e, agora, ostentam uma nova decoração em cerâmica.

Apesar das revitalizações, o diretor do CEM 804, Luiz Cunha, também se preocupa com uma situação delicada: por ter aulas em três turnos, muitos alunos carentes que estudam na unidade acabam por fazer suas refeições na escola. Com as aulas suspensas durante a pandemia, a comunidade escolar foi ao auxílio desses estudantes.

“Fizemos uma campanha de arrecadação de cestas básicas principalmente para os alunos que moram na zona rural”, destaca o diretor.

Nova cobertura e economia

Localizada no Setor Habitacional Água Quente, distante aproximadamente 25 quilômetros do centro do Recanto das Emas, a EC Vila Buritis acolhe 779 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que moram na região. A unidade agora conta com uma nova cobertura de metal na entrada.

“Essa obra ficou muito boa e vai ajudar bastante, principalmente os alunos que chegam para o turno da tarde, porque o sol bate bem aqui nessa parte”, explica a vice-diretora da escola, Eusanith da Costa Bezerra.

Além da nova cobertura, a EC Vila Buritis também passou por uma obra de ampliação em sua cozinha e ganhou um novo sistema de som. Um dos trabalhos realizados na unidade também vai gerar economia para os cofres da regional de ensino: um novo espaço foi construído para quatro alunos de ensino especial, e a sala que eles ocupavam será destinada a 40 alunos da região que estavam matriculados em escolas diversas no Recanto das Emas.

O transporte deles, que era realizado pela regional, agora não será mais necessário. Resultado: economia em torno de R$ 16 mil por mês para os cofres públicos.