10/07/2020 às 19:04, atualizado em 16/11/2020 às 18:00

Rota do Cavalo, Itapoã e Paranoá estão mais perto do Plano Piloto

Cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas com a DF-440 que recebeu 1,5 km de asfalto e também vai ganhar iluminação

Por Ary Filgueiras, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Primeiro criaram o Paranoá. Depois, o Itapoã. E, por fim, a Rota do Cavalo. Além da proximidade, o que unia essas regiões era o trânsito caótico que delas desemboca no Plano Piloto praticamente por uma mesma via: a DF-250. Mas, nesta sexta-feira, os moradores dessas cidades passaram a contar com mais uma opção de acesso ao Plano Piloto. Foi inaugurada a pavimentação da estrada da Rota do Cavalo (DF-440), que faz conexão com o Itapoã.

A via que era de terra agora conta com uma malha asfáltica de 1,5 km de extensão. Agora, tanto o morador da Rota do Cavalo, quanto as pessoas que residem nos condomínios do Paranoá e no Itapoã poderão usar o atalho pavimentado para ir e voltar do Plano Piloto, seja pela DF-250/DF-015, seja pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Norte.

O novo trecho reduz ainda a distância entre o Itapõa e o Plano Piloto em 5 km. A obra beneficiará 300 mil pessoas que residem na região, entre Paranoá, Itapoã e Rota do Cavalo, e esperavam por esse asfalto para fugir dos sucessivos engarrafamentos na Epia.

“Há muitos anos eu trafegava por aqui quando morava em Sobradinho. Tem 20 anos que a população pede a pavimentação desse trecho. Fica o desafio, Luciano (Carvalho, secretário de Obras), para que em 45 dias você faça a iluminação dessa via. Vamos tentar colocar ciclovia também”, disse o governador Ibaneis Rocha, que foi morador da região.

O casal José Henrique e Vera Lúcia lembrou que até então era só poeira e escuridão/ Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Tanta benfeitoria que a moradora da Quadra 202 Lindalcy de Almeida Cipriano, 30 anos, ficou admirada. “Para ser sincera, aqui era o lado esquecido do Itapoã. Mas percebemos que o governo está olhando para cá com outros olhos. Antigamente as crianças não tinham onde brincar. Esse parquinho estava todo quebrado”, desabafa.

O sentimento de Lindalcy é compatível com o do casal José Henrique da Silva, 37, e Vera Lúcia da Silva, 40. “Ficou bem melhor agora. Aqui era só poeira e muito escuro. Agora está iluminado”, destacou Henrique. “A nova estrada vai facilitar nossa vida, porque a gente tinha de voltar tudo e pegar a DF-250 para chegar ao Plano. No futuro, vamos direto”, emendou Vera.

No dia em que o governador Ibaneis Rocha comemora mais um aniversário, quem sai presenteado é a população do Itapoã, Paranoá e da Rota do Cavalo.