17/07/2020 às 16:48, atualizado em 18/07/2020 às 09:19

Governo investe R$ 3 milhões na estrutura do Iges-DF

Em pouco mais de um ano, nova gestão ampliou atendimento e melhorou serviços prestados à população em seis UPAs

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Serviço de Atendimento Médico de Urgência foi aperfeiçoado para atender melhor a população | Foto: Iges-DF

Resumo das melhorias realizadas nas seis UPAs do Distrito Federal:

CEILÂNDIA

Profissionais contratados – 198.  Sendo 33 médicos, 34 enfermeiros e 82 técnicos em enfermagem.

Estrutura Física – Revitalização do sistema hidráulico, troca de piso, reforma dos banheiros, impermeabilização do telhado, grades de proteção, substituição dos vidros das janelas e dos armários, substituição das lâmpadas por outras de LED, instalação de 22 aparelhos de ar condicionado e limpeza dos já existentes. Nova sinalização. Aquisição de poltronas acolchoadas e nova rouparia para pacientes; aquisição de gasômetro e de novas cadeiras de banho.

Tecnologia da Informação – Implantação de prontuários eletrônico, informatização do atendimento aos pacientes com painéis eletrônicos em todos os setores, inclusive na gestão dos estoques e laboratórios.

Engenharia Clínica – Disponibilidade de todos os equipamentos médicos necessários, com calibração e manutenção corretiva e preventiva; aquisição de duas bombas de infusão para a sala vermelha, um cardioversor e três ventiladores para a sala vermelha, e ainda oxímetros, eletrocardiográficos, aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, laringoscópios, bombas de infusão e macas e monitores.

Farmácia – Distribuição e abastecimentos de diversos materiais médico-hospitalares e medicamentos.

Laboratório – Aquisição de equipamentos laboratoriais como aparelho de Troponina, que são marcadores cardíacos para verificação de infarto, e reestruturação do laboratório.

RECANTO AS EMAS

Profissionais contratados – 113. Destes, 24 médicos, 19 enfermeiros e 33 técnicos de enfermagem.

Estrutura Física – Pintura de toda a área externa, reparos nos pisos, manutenção elétrica e hidráulica, substituição de 22 aparelhos de ar condicionado, dedetização e desratização, poda do gramado.

Tecnologia da Informação – Implantação do novo sistema de gerenciamento de prontuário eletrônico e adoção de novo protocolo de classificação via online.

Engenharia Clínica – Disponibilidade de todos os equipamentos médicos existentes, realizando calibrações, manutenções corretivas e preventivas, recebimento de 10 bombas de infusão, três respiradores, conserto de cinco monitores multiparamétricos, oxímetros, eletrocardiógrafos, aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, laringoscópios, bombas de infusão e macas.

Farmácia – Distribuição e abastecimento de diversos materiais médico-hospitalares e medicamentos.

Laboratório – Aquisição de equipamentos de laboratório, inclusive um aparelho de troponina.

Os espaços dessa UPA foram readequados conforme portaria do Ministério da Saúde. Foram estruturados um leito de isolamento e mais uma sala de acolhimento.

SÃO SEBASTIÃO

Recursos Humanos – Foram contratados 140 profissionais. Destes, 27 são médicos, 33 enfermeiros, 39 técnicos de enfermagem e oito técnicos de laboratório.

Estrutura Física – Realizadas pinturas nas paredes, fachadas e alambrados; serviço de serralheria para consertos de portas, janelas, barras dos banheiros; completa reforma no sistema elétrico com substituição das lâmpadas por LED, instalação de ar condicionado no necrotério, substituição de 22 aparelhos de ar-condicionado.

Tecnologia da Informação – Instalação do sistema MV Soul, com novo prontuário eletrônico; informatização de todo atendimento junto aos pacientes com painéis eletrônicos em todos os setores, gestão informatizada de estoque e laboratório, implantação de novo sistema MVGE para gestão de qualidade.

Engenharia Clínica – Disponibilidade de todos os equipamentos médicos existentes na UPA com calibração, manutenção corretiva e preventiva. Fornecimento de equipamentos como oxímetros, eletrocardiógrafos, aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, laringoscópios, bombas de infusão, macas, monitores multiparamétricos.

Farmácia – Distribuição e abastecimento de diversos materiais médicos hospitalares e medicamentos antes inexistentes nas unidades.

Laboratório – Aquisição de equipamento para a realização de exame de Troponina, melhorando o atendimento aos cardíacos. Aquisição de Uriscan para a realização de leitura de exame de urina.

SAMAMBAIA

Recursos humanos – Foram contratados 137 profissionais, sendo 19 médicos, 23 enfermeiros, 53 técnicos de enfermagem e 8 técnicos de laboratório.

Estrutura Física – Troca do piso do vestiário feminino e do banheiro do laboratório; e abertura do quarto de isolamento, reparos em todo sistema hidráulico, substituição lâmpadas por LEDs e readequação do sistema de eletricidade; instalação de 22 aparelhos de ar condicionado, reformulação do necrotério;  adequação da ala infantil com leito especial, adequação dos consultórios com disponibilização de cinco consultórios e dois de classificação de risco; análise da qualidade da água; troca de todos os colchões da ala vermelha; reformulação dos espaços de radiologia; parceria com o Batalhão da Polícia Militar para policiamento na unidade; troca das poltronas para medicamentos e poltronas dos acompanhantes.

Tecnologia da Informação – Substituição de todos os computadores, otimizando a rede de dados e internet; controle diário da qualidade dos equipamentos; implantação do sistema MV soul, novo prontuário eletrônico; informatização de todo atendimento aos pacientes com painéis eletrônicos em todos os setores incluindo gestão de estoques e laboratórios; implantação do MVGE, ferramenta de gestão de qualidade.

Engenharia Clínica – Conserto de quatro camas hospitalar elétrica, de sete monitores multiparamétricos e de duas bombas de infusão; fornecimento de todos os equipamentos médicos necessários na UPA como oxímetros, eletrocardiógrafos, aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, laringoscópios, bombas de infusão.

Farmácia – Distribuição e abastecimento de materiais médico-hospitalares e medicamentos.

Laboratório – Reestruturação do laboratório com melhor aproveitamento do espaço, aquisição de aparelhos de exames, inclusive o de troponina.

A UPA passou ainda por readequação dos espaços internos para atender a uma portaria do Ministério da Saúde. Foram reativados mais três leitos para observação adulta e reformulados todos os espaços da radiologia.

RECANTO DAS EMAS

Recursos Humanos – Dos 113 profissionais contratados, 24 são médicos, 19 enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem e oito técnicos de laboratório.

Estrutura Física – Pintura e troca dos banners de toda área externa; dedetização e desratização; reparo nos pisos, readequação  elétrica e hidráulica, substituição de 22 aparelhos de ar condicionado e manutenção dos demais.

Tecnologia da Informação – Implantação do novo sistema de gerenciamento de prontuário eletrônico e novo protocolo de classificação Manchester.

Engenharia Clínica – Recebimento de 10 bombas de infusão, três respiradores, concerto de cinco monitores multiparamétricos; equipamentos médicos como ventiladores pulmonares, aparelhos de pressão, oxímetros, laringoscópios. Disponibilidade de todos os equipamentos médicos necessários para atendimento.

Farmácia – Distribuição e abastecimento de diversos materiais médico-hospitalares e abastecimento de remédios.

Laboratório – Aquisição de equipamentos laboratoriais como o de troponina para exames cardíacos.

SOBRADINHO

Recursos Humanos – Foram contratados 167 profissionais. Destes, 32 médicos, 37 enfermeiros, 61 técnicos de enfermagem e 11 técnicos de laboratório.

Estrutura Física – A UPA de Sobradinho passou por reestruturação física completa em todo o sistema hidráulico, com troca de chuveiros, pias, vasos sanitários, cubas; impermeabilização das infiltrações, reparo nos bebedouros; troca de piso, pintura dos corrimões; lâmpadas foram substituídas por outras de LED; instalação de espelhos nos vestiários, vidros nos armários e instalação de 22 aparelhos de ar-condicionado.

Tecnologia da Informação – Instalação do Sistema MV Soul, novo sistema de prontuário eletrônico; informatização de todo atendimento junto aos pacientes com painéis eletrônicos em todos os setores, incluindo gestão de estoques e laboratório.

Engenharia Clínica – Instalação de exaustor na copa de produção e distribuição; aquisição de duas bombas de infusão, um cardioconversor e três ventiladores para a Sala Vermelha; disponibilidade de todos os equipamentos médicos necessários na UPA – entre eles aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, bombas e infusão, oxímetros, eletrocardiográficos, monitores multiparamétricos e macas.

Farmácia – Medicamentos e abastecimento de diversos materiais médico-hospitalares.

Laboratório – Aquisição de equipamentos laboratoriais como aparelho de troponina para realização de exames cardíacos.

* Com informações do Iges-DF