23/07/2020 às 15:02, atualizado em 23/07/2020 às 18:25

Ambulatório de Disfunção Miccional começa a funcionar

Cerca de 1,6 mil pacientes serão beneficiados com o novo serviço da rede pública

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Mais suave, cateter hidrofílico assegura diversos benefícios para pacientes com complicações urinárias | Foto: Secretaria de Saúde

Os cateteres hidrofílicos, em comparação com os cateteres convencionais, reduzem o atrito da inserção da sonda e as possibilidades de inflamação uretral. De acordo com Ana Paula, a média de pacientes que fazem a troca do cateter, diariamente, em toda a rede é de cerca de 1,6 mil.

Serão contemplados pelo novo atendimento os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes no Distrito Federal, que sejam portadores de necessidades especiais e que já realizam ou realizarão o cateterismo intermitente em qualquer idade. Também serão atendidos os que apresentem ou venham a apresentar uma ou mais das seguintes complicações e/ou condição clínica: sangramento, estenose, infecções de repetição e tetraparesia.

As complicações associadas ao cateterismo intermitente em longo prazo, embora menos comuns do que no cateterismo uretral de demora, incluem infecções do trato urinário, trauma uretral com sangramento, estreitamento uretral e falso trajeto na mucosa uretral.

Atendimento

O Ambulatório de Disfunção Miccional do Hospital da Região de Saúde Leste vai funcionar todas as quartas-feiras, no horário da manhã, com atendimento de agenda aberta. Ainda de acordo com a enfermeira Ana Paula, o ambulatório é para pacientes bem específicos que serão triados nesse serviço.

Confira onde funciona as demais unidades que oferecem o serviço:

* Com informações da Secretaria de Saúde