25/07/2020 às 16:55, atualizado em 27/07/2020 às 09:07

Biotic, onde a tecnologia do futuro já é uma realidade

Laboratório 5G deve ser aberto para visitação em breve, mas você já pode planejar o passeio com a família

Por Renata Moura, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Brasília dá mais um passo para se tornar a primeira cidade inteligente do país | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

A direção da Biotic também planeja outras programações. Quem sabe até fazer visitações virtuais por monumentos e pontos turísticos da cidade? “Pode ser uma excelente ideia a se trabalhar mais pra frente”, aponta Reisman.

Planos em construção

Durante a inauguração do laboratório 5G, ontem (24), o presidente da Biotic, Gustavo Dias Henrique, explicou que o projeto é único no país e servirá como referência para o Brasil no quesito tecnologia 5G. “É um local para que possamos evoluir no debate nacional para alavancar o desenvolvimento tecnológico nacional”.

Na mesma linha, o presidente da Terracap, Izídio Santos, destacou o pioneirismo da iniciativa. “O laboratório é apenas um primeiro passo para um grande projeto idealizado para o Biotic”.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, disse que vai trabalhar para que a nova tecnologia fique acessível em todo o DF. “Assumimos dizendo que faríamos de Brasília a primeira cidade inteligente do Brasil. Estamos fazendo isso para que, de fato, ela se torne”, afirmou. Segundo ele, em breve 100 novos laboratórios de robótica serão inaugurados na capital da República.

Para Gilvan, além de auxiliar no trabalho dos centros de pesquisa, a proposta é que a tecnologia 5G esteja também disponível para atender o Wi-fi Social, que disponibiliza internet de graça aos usuários em todo o DF.

“Isso é fundamental para termos uma cidade digital”, completou o secretário, que anunciou internet gratuita em 150 pontos fixos das 33 regiões administrativas do DF.