03/08/2020 às 16:07

Rede de Ouvidorias, um canal aberto à participação popular

GDF mantém um portal acessível a toda a população, que pode acompanhar as demandas e ajudar na construção de uma cidade cada vez melhor

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Criada, como o nome sugere, para ouvir a comunidade, a Ouvidoria é um espaço que funciona como ponte direta entre os cidadãos e o Governo do Distrito Federal (GDF). A participação serve para ajudar a garantir melhorias nos serviços públicos, como transporte coletivo, tapa-buracos, hospitais, tratamento e abastecimento de água e distribuição de energia elétrica.

Podem ser registrados reclamações, elogios, sugestões, solicitações, denúncias e demais informações. Atualmente, a Rede de Ouvidorias também tem recebido manifestações sobre temas relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus.

A Ouvidoria-Geral é uma unidade da Controladoria-Geral do DF (CGDF) e órgão central do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (Sigo/DF), responsável pela coordenação dos trabalhos das ouvidorias especializadas. Estas trabalham em rede, cada uma incumbida de fornecer respostas de seu órgão ou entidade.

“A Ouvidoria existe porque o cidadão sabe que, ao procurá-la, sua demanda será atendida”, pontua o ouvidor-geral do DF, José dos Reis. “É um meio, um caminho de diálogo e de construção. Por isso, todas as demandas encaminhadas pela Ouvidoria-Geral para os órgãos são prioritárias, porque entendemos que o pedido do cidadão é o mais importante na construção dos serviços públicos.”

“A Ouvidoria existe porque o cidadão sabe que, ao procurá-la, sua demanda será atendida. É um meio, um caminho de diálogo e de construção” José dos Reis, ouvidor-geral do DFcentro

Denúncia e reclamação

Uma pergunta frequente dos usuários é sobre a diferença entre denúncia e reclamação, palavras que parecem ser a mesma coisa, porém têm finalidades diferentes.

Denúncia é a comunicação de irregularidades ocorridas no âmbito da administração pública cometida pelo servidor que descumpre uma regra jurídica.

Já reclamação é uma queixa, manifestação de insatisfação ou protesto contra algum serviço público prestado ou servidor considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo.

Como acessar

Manifestar-se pelas ouvidorias é simples e fácil. Pela internet, inclusive do smartphone, a qualquer hora, você pode acessar o site OUV-DF. Basta se cadastrar e utilizar a senha recebida no ato da manifestação. Também é possível fazer uma denúncia ou reclamação anonimamente.

Feita a manifestação, a Ouvidoria-Geral vai analisar e tramitar o fato para a ouvidoria do órgão responsável – que, por sua vez, encaminhará a demanda para a área técnica se pronunciar e, posteriormente, dará a resposta por meio do sistema. É possível acompanhar e consultar a demanda, a qualquer momento, pela conta criada no sistema OUV-DF.

Ao final, a pessoa poderá dizer se sua demanda foi resolvida e responder a pesquisa de satisfação. Todas as manifestações registradas no sistema são divulgadas em relatórios feitos pela Ouvidoria-Geral e pelas ouvidorias especializadas, sempre mantendo os dados pessoais do cidadão sob sigilo.

Por telefone

Outro canal para registrar manifestações é o telefone 162, que permite ligações gratuitas, tanto de fixo quanto de celular. O horário de funcionamento desse canal é das as 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos fins de semana e feriados.

Para a segurança de todos, e a fim de diminuir a possibilidade de contaminação do novo coronavírus, o atendimento presencial está suspenso por tempo indeterminado.

No site da Ouvidoria-Geral, é possível encontrar mais informações sobre o funcionamento do canal, bem como esclarecer demais dúvidas. Participe. Sua parceria é importante para garantir um atendimento cada vez melhor.

* Com informações da CGDF