07/09/2020 às 08:57, atualizado em 07/09/2020 às 13:13

Luz para a Rota do Cavalo

Iluminação cobrirá cerca de 4 km e beneficiará 300 mil pessoas, com centenas de empregos gerados. Mais de R$ 2,3 milhões já foram investidos na região

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Projeto de iluminação tem a finalidade de melhorar a sensação de segurança na pista | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O presidente da CEB, Edison Garcia, explicou que a expansão de rede de energia é uma determinação especial do governador Ibaneis Rocha para completar a série de melhorias nos arredores do Itapoã. Trata-se de área muito importante, destaca o gestor, pois liga duas regiões administrativas – Itapoã e Sobradinho –, e o projeto de iluminação foi elaborado para melhorar sensação de segurança na pista, que teve aumento considerável no fluxo de veículos com a chegada do asfalto.

O valor é proveniente da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa embutida na conta de energia e paga mensalmente pelos contribuintes. “Estamos reinvestindo a contribuição da população, devolvendo em benfeitorias e mais segurança no Itapoã e em todo o DF”, acrescentou Edison Garcia.

Edite: “Se com o asfalto melhorou, com luz será perfeito” | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Com relação aos esforços empenhados no Itapoã, Marcus Cotrim lembra que as benfeitorias aumentam a autoestima da população. “Elas estimulam a exploração e a ocupação de espaços públicos antes abandonados. A comunidade passou a usar mais os ambientes que passaram por melhorias, como a área próxima ao fórum. Tem gente caminhando, crianças brincando”, ressalta.

Iluminação pública

A CEB tem a meta de melhorar toda a iluminação do Distrito Federal em dois anos, com foco na gestão de eficiência energética por meio de lâmpadas de LED. Esse equipamento tem mais luminosidade e consome, em média, 50% a menos que os convencionais, além de possuir vida útil de 12 anos, muito superior às demais lâmpadas.

“Vamos trocar as lâmpadas de sódio pelas de LED nas áreas adequadas, como praças e estacionamentos onde há maior presença de pessoas”, anuncia o presidente da CEB.