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16/09/2020 às 21:26, atualizado em 17/09/2020 às 16:17
Com entrada gratuita, ponto turístico voltará a receber público a partir de 1º de outubro
“Tudo será redesenhado. Trata-se de um corredor cultural que vai da Rodoviária até a Feira da Torre de TV. Do ponto de vista de iluminação, paisagismo e disponibilização de Wi-Fi, se a gente considerar que ali vai ser um grande boulevard ao ar livre, e é isso o que queremos devolver para o cidadão de Brasília”, acrescenta Paulo Henrique Costa.
Ele destaca ainda que a Torre, “o principal dos marcos”, será celebrada com um museu digital que vai contar a história de Brasília, com a reabertura do mezanino.
“O compromisso e a generosidade do BRB com a população de Brasília, permitem que a Torre de TV seja totalmente revitalizada para que este símbolo da Capital volte a servir como a atração turística mais visitada da nossa bela cidade”, comemora Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.
O ponto turístico também recebeu cuidados externos. Entre 10 de agosto e 2 de setembro a Novacap fez uma série de serviços de zeladoria na Torre, incluindo limpeza e retirada de todas as espécies plantadas indevidamente; construção de 16 canteiros ornamentais; remoção da grama entre bloquetes; e manutenção na rede de drenagem da área.
Também foram plantados arbustos das espécies azaleias, camarões amarelos, capins, canas índicas, alamandas amarelas e palmeiras sicas, além das flores zíneas, dos flocos estrelados e das camomilas. Também foram plantadas 40 árvores – palmeiras jerivás –, 20 de cada lado da Torre (extremidades sul e norte).
As árvores e os arbustos retirados representavam perigo, pois podiam causar acidentes devido à quebra de pedaços das calçadas. Também atrapalhavam a circulação, pois ficavam no caminho dos passantes. O material retirado é triturado ou colocado para leilão, a depender de cada caso. As espécies plantadas são de menor porte, chamadas de plantas baixas.
Mudanças importantes na paisagem, demonstração de cuidado da atual gestão com o espaço. “A Torre de TV é um espaço muito tradicional de Brasília, visitado por pessoas de todo o mundo. A manutenção do complexo não só garante que a população tenha um local seguro e agradável como, também, atrai mais turistas, o que movimenta o comércio e gera empregos na cidade”, observa o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.
Essas e outras reformas têm transformado o monumento nos últimos meses. Em junho de 2019, por exemplo, a Companhia Energética de Brasília (CEB) finalizou a instalação de luminárias LED na Feira da Torre de TV. Executada em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, a reforma faz parte dos esforços do governo para tornar o DF mais iluminado e seguro.
Na ocasião foram substituídas 76 luminárias convencionais por equipamentos de LED e instalados 55 postes de aço com a mesma tecnologia de iluminação, em um total de 131 novos pontos. Esse tipo de equipamento, além de trazer mais luminosidade para o local, pode gerar uma economia de até 60% para o GDF.
Em outubro de 2019, a gestão da Torre de TV foi repassada ao BRB, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), pelo prazo de 20 anos. O acordo foi assinado entre as secretarias de Turismo (Setur) e de Projetos Especiais (Sepe) e a Novacap.
O texto prevê não só a revitalização do espaço, mas a criação do Corredor Cultural do Banco de Brasília (CCBRB). Em poucos meses à frente do espaço, o BRB e os órgãos do GDF tiraram o cartão-postal do abandono e do esquecimento.
Projetada pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa e inaugurada em 1967, a Torre de TV teve como inspiração a Torre Eiffel (Paris, França), um dos mais famosos monumentos do mundo. Seu mirante, que apresenta uma vista privilegiada de Brasília, finalmente voltará a ser opção para os turistas.
* Com informações do Banco de Brasília