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24/09/2020 às 10:50
As redes sociais, principalmente o Instagram, serão a principal forma de divulgação das fases da competição
Na próxima sexta-feira (25), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) faz uma live voltada aos alunos dos dez colégios cívico-militares, público-alvo do I Concurso Cultural da Segurança Pública. O objetivo da transmissão online é contribuir com a produção dos trabalhos. Profissionais das áreas de fotografia, cinema e redação darão dicas por meio do perfil da pasta no Instagram.
As redes sociais, principalmente o Instagram, serão a principal forma de divulgação das fases da competição, como afirma Arruda. “Poderão se inscrever estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e também aqueles que estão cursando o ensino médio. Procuramos a melhor forma de interagir com eles, para que, do início das inscrições até a divulgação do resultado, eles possam acompanhar as etapas de uma forma dinâmica e atrativa e com uma linguagem mais fácil”.
“A expectativa é que muitos estudantes participem da transmissão. Já iniciamos a divulgação para os professores e gestores educacionais, para que repassem o dia e o horário do encontro virtual aos alunos. Nosso objetivo é contribuir com a produção dos trabalhos da melhor forma, com dicas de profissionais gabaritados em cada uma das áreas”, explica o subsecretário de Prevenção à Criminalidade (Suprec), da SSP/DF, Manoel Arruda.
Durante a live, a fotógrafa e assessora da Suprec Simone Borges ensinará técnicas mais utilizadas na fotografia. “Vou orientar os alunos sobre a melhor forma de utilizar a iluminação para composição de imagem”, antecipa.
Captação de áudio, dicas de edição, roteiro e narrativa serão algumas das orientações que o cineasta, e também assessor da Suprec, Fáuston Silva dará aos estudantes. “Os alunos poderão produzir um filme simples e criativo, não é necessário equipamentos profissionais. Com um celular e criatividade dá produzir vídeos incríveis”.
O professor de português Bruno Luiz, servidor da Secretaria de Educação do DF, adianta o que os alunos poderão aprender. “Vamos conversar sobre os gêneros textuais que os estudantes podem escolher para escrever e concorrer no concurso de redação. Além de abordar os cuidados para evitar fuga ao tema e sobre norma culta da língua”, esclarece.
Perguntas e respostas
As inscrições para o concurso começaram no último dia 14 de setembro e poderão ser realizadas até o dia 11 de outubro. O formulário de inscrição e demais documento, como edital, autorização de participação para menores de 18 anos, podem ser acessados neste link.
Para auxiliar os estudantes, a comissão organizadora preparou uma lista com perguntas e respostas com as principais informações sobre o I Concurso Cultural da Segurança Pública. Segue abaixo:
QUEM PODE PARTICIPAR DO I CONCURSO CULTURAL DA SEGURANÇA PÚBLICA?
Poderão participar do I Concurso Cultural da Segurança Pública os estudantes regularmente matriculados nos Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9° ano) e do Ensino Médio – 1º, 2º e 3º ano.
ONDE ENCONTRO AS INFORMAÇÕES SOBRE O I CONCURSO CULTURAL DA SEGURANÇA PÚBLICA PARA OS COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES DO DF?
Todas as informações sobre I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal estão no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (www.ssp.df.gov.br), na aba “Concursos”.
COMO FAÇO PARA ME INSCREVER E ENVIAR OS TRABALHOS NO CONCURSO?
As inscrições devem ser efetuadas, unicamente, via Internet por meio do sítio eletrônico da SSPDF (www.ssp.df.gov.br), utilizando o link “Formulário para Inscrição”, respeitando o período especificado no Cronograma, conforme Edital do I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do DF.
EM QUAL CATEGORIA POSSO CONCORRER?
As categorias do I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares (Fotografia, Redação, Vídeo) foram separadas conforme o nível de ensino que você está cursando, de acordo com o quadro abaixo:
CATEGORIA | NÍVEL DE ENSINO |
FOTOGRAFIA | Ensino Fundamental II – Anos Finais (6º ao 9º ano) |
REDAÇÃO; OU |
Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) |
VÍDEO |
POSSO ME INSCREVER EM MAIS DE UMA CATEGORIA DO CONCURSO (FOTOGRAFIA, REDAÇÃO, VÍDEO)?
Infelizmente você não poderá se inscrever em mais de uma categoria. Elas foram separadas de acordo com o nível de ensino em que você está cursando.
POSSO CONCORRER EM UMA CATEGORIA DIFERENTE DA QUE ESTÁ DESTINADA PARA O NÍVEL DE ENSINO QUE ESTOU CURSANDO?
Infelizmente, não. Você só poderá concorrer na categoria destinada para o seu nível de ensino, conforme quadro abaixo:
CATEGORIA | NÍVEL DE ENSINO |
FOTOGRAFIA | Ensino Fundamental II – Anos Finais (6º ao 9º ano) |
REDAÇÃO; OU | Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) |
VÍDEO |
POSSO ME INSCREVER COM MAIS DE UM TRABALHO?
Infelizmente você não poderá inscrever mais de um trabalho, pois os trabalhos serão desclassificados. Use da sua criatividade, originalidade, observe o tema e apresente o seu melhor trabalho!
NO CASO DE PARTICIPANTES MENORES DE 18 ANOS, QUAIS OS DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENVIADOS, OBRIGATORIAMENTE, NO ATO DA INSCRIÇÃO ONLINE?
Caso participante tenha idade menor de 18 anos, deverá preencher e anexar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
Termo de Autorização para Menores de 18 anos preenchido e assinado pelo pai/mãe e/ou responsável maior de 18 anos;
Cópia de documento de identificação dos pais e/ou responsáveis.
QUAIS AS ESPECIFICAÇÕES/REQUISITOS DEVO OBSERVAR ANTES DE ENVIAR O TRABALHO?
Antes do envio do trabalho deve atentar-se ao cumprimento de algumas especificações/requisitos, exemplificadas no quadro a seguir:
CATEGORIA | ESPECIFICAÇÕES/REQUISITOS |
FOTOGRAFIA |
Formato: JPEG (ou JPG);
Tamanho máximo: 2MB; O arquivo deve ser salvo com seu o nome e último sobrenome, seguido da categoria que concorrerá, conforme exemplificado no questionamento 10. |
REDAÇÃO |
Formato: PDF ou JPEG (JPG);
Mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) linhas; Ser manuscrita; Ser escrita com caneta azul ou preta; Ser confeccionada no Formulário Redação do I Concurso Cultural (Anexo II- A), disponível no sítio da SSPDF (www.ssp.df.gov.br); O arquivo deve ser salvo com seu o nome e último sobrenome, seguido da categoria que concorrerá, conforme exemplificado no questionamento 10. |
VÍDEO |
Formato: Não tem formato específico (Ex: MP4 e outros);
Tempo de Duração: igual ou inferior a 60 (sessenta) segundos; Filmado na horizontal; Tamanho máximo: 200MB; Som audível; O arquivo deve ser salvo com seu o nome e último sobrenome, seguido da categoria que concorrerá, conforme exemplificado no questionamento 10; |
COMO SALVAR OS ARQUIVOS/TRABALHOS QUE SERÃO ENVIADOS?
Os trabalhos deverão ser enviados a partir do Formulário de Inscrição Online, disponível no sitio oficial da SSP/DF, em arquivo identificado com o nome e último sobrenome do estudante seguido da categoria que concorrerá “fotografia”, “redação” ou “vídeo” (exemplo: maria-silva-redação).
No caso da categoria vídeo, se você optar por enviar o link do vídeo publicado em Rede Social de Compartilhamento de Vídeos (Youtube, Vimeo e outros), deverá inserir o mesmo título no Formulário de Inscrição Online, no campo solicitado.
DE QUE FORMA POSSO ENVIAR/POSTAR O TRABALHO PRODUZIDO?
CATEGORIA | COMO ENVIAR /POSTAR? |
FOTOGRAFIA | Envio/postagem da foto em campo específico no Formulário de Inscrição Online. |
REDAÇÃO |
Envio/postagem da redação em campo específico no Formulário de Inscrição Online.
Observação: Os participantes inscritos na categoria redação deverão preencher o formulário padrão – Formulário de Redação do I Concurso Cultural, constante neste Edital (Anexo II – A) |
VÍDEO |
Envio/postagem do vídeo em campo específico no Formulário de Inscrição Online;
Ou Envio/postagem de link do vídeo publicado em Rede Social de Compartilhamento de Vídeos (Youtube, Vimeo e outros) em específico no Formulário de Inscrição Online. |
QUAL É O PRAZO PARA FAZER MINHA INSCRIÇÃO NO I CONCURSO CULTURAL DA SEGURANÇA PÚBLICA PARA OS COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES DO DF?
Você poderá se inscrever entre os dias de 14 setembro de 2020 até o dia 11 de outubro de 2020, conforme cronograma disponível no Edital do I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do DF. Após esse prazo, não será mais aceita nenhuma inscrição.
POSSO SOLICITAR ALTERAÇÃO DE OPÇÃO DA CATEGORIA APÓS TER FINALIZADA MINHA INSCRIÇÃO?
Após finalizada a inscrição, não poderá ser alterado o formulário. Lembrando que os participantes poderão concorrer somente em uma das categorias – Fotografia, Redação ou Vídeo e de acordo com o nível de escolaridade a qual se destinam as categorias.
POSSO TROCAR O TRABALHO ENVIADO APÓS TER FINALIZADA MINHA INSCRIÇÃO?
Após finalizada a inscrição, não poderá ser realizada alteração no trabalho enviado.
COMO SABEREI QUE MINHA INSCRIÇÃO FOI EFETIVADA?
Após o preenchimento do “Formulário de Inscrição” e envio do arquivo com seu trabalho produzido na categoria escolhida: Fotografia, Redação ou Vídeo e demais documentos obrigatórios, no caso de participante menor de 18 anos de idade: Termo de Autorização para Menores de 18 anos devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis, cópia de documento de identificação dos pais e/ou responsáveis, você receberá uma cópia da sua inscrição efetivada no e-mail cadastrado.
COMO SABEREI QUE MINHA INSCRIÇÃO FOI HOMOLOGADA?
Para homologação da inscrição, ou seja, a confirmação de que você estará inscrito (a) no concurso e que seu trabalho será avaliado pela Comissão Técnica, você terá de ter cumprido todas as exigências constantes no I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal. A publicação das inscrições HOMOLOGADAS se dará no site da SSP/DF.
QUANDO E ONDE SERÁ PUBLICADO A LISTA COM AS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS NO CONCURSO?
No dia 21 de outubro de 2020, no site da SSP/DF
CASO A MINHA INSCRIÇÃO NÃO TENHA SIDO HOMOLOGADA, POSSO ENTRAR COM RECURSO? COMO FAÇO?
Sim. Caso a sua homologação da inscrição não tenha sido homologada, você terá o prazo de 02 (dois) dias úteis, conforme Cronograma estabelecido no Edital do I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal, para contestar o resultado preliminar. Para isso, basta acessar o site SSP/DF, acessar o link Formulário de Recursos Online e preencher as informações solicitadas.
COMO SABEREI SE MINHA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO DA INSCRIÇÃO FOI ACEITA?
Será divulgado no site SSP/DF relação da Homologação de inscrições aceitas de recursos interpostos, conforme cronograma do Edital do I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal.
AO LONGO DE TODO O CONCURSO RECEBEREI TODAS AS INFORMAÇÕES REFERENTES AO CONCURSO ATRAVÉS DO E-MAIL E DO ENDEREÇO QUE INFORMEI NO CADASTRO?
Apesar de enviarmos algumas informações por e-mail, é de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção de informações referentes ao I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares, por meio site da SSP/DF e no Instagram da SSP (@ssp.df). O acompanhamento dos prazos e das possíveis atualizações do cronograma previsto do concurso a divulgação dos resultados também serão feitos por meio desses canais. No entanto, mesmo assim, é importante que você tenha informado, no ato da inscrição, o seu e- mail, telefone o seu endereço residencial atualizado.
COMO SERÃO SELECIONADOS OS TRABALHOS?
Após homologação das inscrições, os trabalhos enviados passarão pela Comissão Julgadora de cada categoria (Fotografia, Redação e Vídeo), que seguirão os critérios estabelecidos no Edital, para análise e escolha de 7 (sete) trabalhos de cada uma das categorias, totalizando 21 (vinte e um) trabalhos selecionados. Em seguida, esses 21 (vinte e um) trabalhos serão disponibilizados no Instagram da SSP (@ssp.df) para que recebam votos da população. Assim, movimente a sua escola, familiares e comunidade para participar da votação.
QUAL SERÁ O PERÍODO DE VOTAÇÃO DOS TRABALHOS FINALISTAS?
Os trabalhos finalistas de cada uma das categorias estarão disponíveis no Instagram da SSP/DF (@ssp.df) para votação popular (curtidas) entre os dias 25 de novembro a 06 de dezembro de 2020.
DE QUE FORMA POSSO VOTAR NOS TRABALHOS FINALISTAS?
Para votar, basta acessar o Instagram da SSP/DF (@ssp.df) e “curtir” o (s) trabalho (s) que mais tenha (m) gostado.
QUEM SERÃO OS TRABALHOS VENCEDORES DESTE CONCURSO CULTURAL?
Serão considerados os trabalhos vencedores os 3 (três) trabalhos de cada uma das categorias, disponíveis no Instagram da SSP/DF (@ssp.df), que receberem o maior número de votos (curtidas), entre os dias 25 de novembro a 06 de dezembro de 2020.
DE QUE FORMA SERÁ FEITA A DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS VENCEDORES?
A relação dos 3 (três) trabalhos vencedores de cada uma das categorias será publicada no site da SSP/DF (www.ssp.df.gov.br) e no Instagram da SSP/DF (@ssp.df) no dia 7 de dezembro de 2020.
QUAIS SÃO OS PRÊMIOS PARA OS VENCEDORES DO I CONCURSO CULTURAL DA SEGURANÇA PÚBLICA?
Os 21 (vinte e um) trabalhos finalistas ganharão “Certificado de Menção Honrosa”.
Os 3 (três) primeiros colocados de cada uma das categorias: Fotografia, Redação e Vídeo ganharão:
Os primeiros colocados: Smartphone com tecnologia de ponta;
Os segundos colocados: Notebook;
Os terceiros colocados: Tablet.
COMO RECEBEREI O PRÊMIO, CASO TENHA VENCIDO O CONCURSO CULTURAL?
A Secretaria de Segurança Pública do DF entrará em contato com os vencedores para que sejam prestadas as informações necessárias, como data, hora e local, para recebimento do respectivo prêmio, conforme colocação na categoria participada.
* Com informações da SSP/DF