Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/10/2020 às 16:08, atualizado em 06/10/2020 às 19:40
Só em Planaltina, GDF Presente retira três toneladas por dia de equipamentos em desuso, que a população descarta de forma irregular nas ruas
Arniqueira
Arniqueira – região administrativa que abrange também o Areal – não fica para trás. Dez toneladas por semana de inservíveis são deixadas nas áreas verdes da cidade e na entrada de condomínios. Além do apoio do GDF Presente, a Administração Regional lançou mão de uma campanha neste mês para o recolhimento desse material sempre às sextas-feiras.
“Em nosso primeiro aniversário, resolvemos fazer essa campanha de recolhimento de inservíveis, por agendamento, para conscientizar os moradores. Pedimos a colaboração da população para uma cidade mais limpa”, lembra a administradora regional, Telma Rufino.
Por telefone, o morador informa o local, agenda um horário e o caminhão passa para retirar o material descartado. “Orientamos a população semanalmente e, aos poucos, vamos conscientizando sobre o descarte correto. Quando o GDF Presente está com a gente, recolhemos quase o dobro de entulhos”, acrescenta o diretor de Meio Ambiente da Administração Regional, André Luis Sales.
Varjão
No Varjão, a situação também é complicada. Lá, em média, são recolhidas 15 toneladas por dia de resíduos. A Administração Regional também disponibilizou um serviço de recolhimento, sempre às quintas-feiras.
“O cidadão não pode achar que joga esse tipo de lixo fora e a Administração Regional que se vire. Estamos apostando nesse serviço e designamos servidores para orientar a comunidade sobre como descartar. Será um trabalho porta-a-porta”, informa o administrador Lúcio dos Santos. Ele destaca que é comum no Varjão se encontrar sofás e eletrodomésticos na esquina de algumas ruas.
Descarte correto
O SLU conta com dez papa-entulhos por todo o DF, que recebem restos de construção civil e podas, além dos chamados “volumosos’, que envolvem sofás, camas e móveis.
Já em relação aos eletrodomésticos, a recomendação do órgão é o reuso ou, simplesmente, a doação. “Reforçamos sempre que é preciso reutilizar esses produtos. O cidadão pode procurar uma instituição de caridade e doar sua geladeira. Seu colchão não serve mais, lembre-se que tem muita gente dormindo no chão. A educação passa por essas atitudes”, finaliza o assessor especial do SLU, Guilherme Almeida.
O endereço dos Papa-entulhos por todo o Distrito Federal pode ser encontrado no site do SLU.