Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/10/2020 às 13:34, atualizado em 02/10/2020 às 16:45
Parceria com iniciativa privada investe R$ 6 milhões em reformas. Área ganhou praça de alimentação, acessibilidade e organização de estacionamentos
O Adote uma Praça no Setor Hospitalar também reformulou a área de entrada para pedestres a partir do ponto de ônibus da via W3 Sul. A iluminação pública foi renovada e trouxe mais segurança à população. Ainda foram reorganizados dois grandes bolsões de estacionamento e instaladas novas lixeiras, bancos e sinalização tátil para pessoas com deficiência visual.
O tradicional Mercado das Flores também foi contemplado na reforma. Ele recebeu passeios novos e estacionamento. O novo projeto de urbanização foi elaborado por técnicos da Seduh. “Podemos dizer que agora o espaço público foi resgatado para o pedestre e isto é muito importante no desenvolvimento das cidades”, destacou a secretária-adjunta da pasta, Gisele Mascarenhas.
Até o ano passado, era comum ver as ruas cheias, com carros estacionando em fila dupla e gerando um caos na região. Agora, as vias com faixas mais largas, as calçadas com acessibilidade e a regulamentação dos estacionamentos em vias públicas refletem em maior segurança e trânsito. As faixas de rolamento com 3,5 metros de largura eliminaram os carros parados em locais proibidos e têm dado vazão ao trânsito de ambulâncias e viaturas de grande porte, garantindo o transporte ágil e seguro de pacientes.
As calçadas foram ampliadas, facilitando o fluxo diário dos pacientes nos hospitais, além de melhorar a acessibilidade. Membro do Conselho Administrativo do Hospital Santa Lúcia, Rafael Borsoi Leal elogiou a proatividade e a disposição do GDF em ajudar a tirar o projeto do papel.
“É um projeto sonhado há muitos anos e que nunca conseguimos avançar nos governos anteriores”, lembrou o empresário. “Com o governador Ibaneis Rocha conseguimos fazer o projeto nascer. Que sirva de exemplo para outros empresários e iniciativas”, completou.
O diretor-executivo da Rede D’Or São Luiz, Jefferson Klock, também comemorou a iniciativa. “Adotamos o projeto de largada. Toda companhia entendeu a importância do projeto inteiro. Foi muito interessante para a região inteira porque aqui é um local de trânsito intenso e fluxo grande de pacientes. É um grande prazer ajudar a comunidade”, assinalou.
Toda a obra no setor tem a marca da integração da atual gestão e envolveu, além da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) e da Seduh, as pastas de Obras e Infraestrutura (SO) e de proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e a Administração do Plano Piloto, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), bem como as companhias de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Energética de Brasília (CEB) e Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Adote Uma Praça
Lançado em maio de 2019, o programa Adote Uma Praça tem como objetivo firmar parcerias com empresários e moradores da capital para a manutenção e recuperação de locais públicos, como praças, jardins, rotatórias e canteiros de avenidas, assim como monumentos, pontos turísticos, entre outros. Ele foi oficializado por meio do Decreto 39.690/2019, que regulamenta a Lei nº 448/1993, referente à adoção de praças, jardins públicos e balões rodoviários, por entidades e empresas.
O grande diferencial do projeto é contribuir para maior integração entre governo e comunidade e ajudar a ampliar o sentimento de cidadania. Desde que foi instituído, em fevereiro de 2019, o programa já recebeu 69 pedidos de adoção de moradores de várias regiões do DF. Dezessete projetos já foram entregues e 39 termos foram assinados.
Destes, 18 estão em fase final de entrega. A Sepe ainda tem 25 processos sendo analisados para posterior assinatura do termo de cooperação técnica. E também já são 18 regiões que estão participando do Adote Uma Praça. O primeiro termo assinado foi o do estacionamento do Hospital Brasília, no Lago Sul.
Em setembro, a população do Paranoá também boi beneficiada pelo projeto. A quadra poliesportiva da Quadra 21 foi contemplada e dentro de um mês estará de cara nova para uso da população.
Para ajudar o governo a melhorar e manter áreas públicas adotando algum espaço, entre em contato com a administração regional da sua cidade. O órgão pode informar a documentação necessária para o procedimento. Em caso de dúvidas, a Sepe vai atender. Basta ligar, gratuitamente, para o número 3961-1538.