07/10/2020 às 21:19, atualizado em 08/10/2020 às 13:18

Cratera em estrada de Ceilândia é aterrada

GDF Presente põe fim a buraco de 12 metros de profundidade no Núcleo Rural Boa Esperança

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Cratera persistia mesmo com o envolvimento dos moradores, mas agora está revertida | Foto: GDF Presente

A própria comunidade tentou parar o crescimento da erosão e plantou mudas de bambu no local, na esperança de que as raízes da planta impedissem o avanço do buraco. Mas, de nada adiantou a tentativa.

Agora, a Administração Regional da Ceilândia, com a ajuda do GDF Presente, está aterrando o buraco e vai desviar os cursos d’água de modo a impedir que as chuvas causem novos estragos. “Logo acima da erosão estamos fazendo umas curvas de nível para desviar as águas pluviais”, explica a diretor de obras da administração, Sérgio Barbosa Pimenta.

“O ponto de escoamento de água já existia, mas foi tampado pela vegetação e a gente está reabrindo. Todas as curvas de nível ao longo da estrada estão sendo revitalizadas”, ressalta.

Dez dias de ação em Planaltina

O Polo Área Norte encerrou uma temporada em Planaltina e vai começar uma jornada de ações em Sobradinho. Em dez dias as equipes recolheram 1.440 toneladas de entulho do núcleo urbano mais antigo do DF. A cada dia quatro caminhões do GDF Presente, com capacidade de 12 toneladas cada, fizeram três viagens à Unidade de Recebimento de Entulho (URE), que funciona onde era o antigo Lixão da Estrutural.

Galhos e toras são removidos do pátio da Escola Classe Mestre D’Armas | Foto: GDF Presente

Candangolândia

O Polo Central Adjacente II começou os trabalhos na Candangolândia. As equipes fazem a manutenção da cidade com atenção especial à desobstrução das bocas de lobo, principalmente as localizadas na QRO, uma das principais avenidas da cidade. Eles trocaram a grelha de um bueiro que estava danificada e também pintam os meios-fios da avenida.

Nesta terça-feira (6), as equipes podaram árvores na QRO A, recolheram lixo e fizeram roçagem na praça e do parquinho da quadra 1/3 e lavaram as ruas e paradas de ônibus da cidade.