12/10/2020 às 20:42, atualizado em 13/10/2020 às 08:52

Pais e filhos atentos aos protocolos contra o coronavírus

GDF reforça fiscalização e exige medidas de segurança em vários pontos do Distrito Federal. Só o Zoo recebeu cerca de 5 mil pessoas durante o dia

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Família Souza com atenções divididas entre o piquenique, os animais e os protocolos sanitários | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

No interior do Zoológico, o amplo espaço e a bicharada fizeram a alegria da criançada. Um dos bichos mais requisitados foi o elefante Chocolate, que retribuiu a atenção aparecendo na área descoberta de seu abrigo para comer e se refrescar. Em uma das mesas próximas ao local onde vive Chocolate, a família Souza descansava em uma mesa com sombra enquanto fazia um lanche pela manhã e aguardava a próxima atração, que seria aproveitada por Arthur, de 10 anos: alimentar uma das girafas que o Zoológico cuida.

“Estamos só no começo, ainda tem muito a fazer. Brinquedos novos, reforma de banheiros e das quadras poliesportivas. É um pedido do governador e iremos atender”Silvestre Rodrigues, administrador do Parque da Cidadecentro

A diretora-presidente do Zoológico, Eleutéria Mendes, comemorou a reabertura do local para a comemoração do Dia das Crianças, mas lembra que a prioridade, no momento, é seguir as recomendações sanitárias. “A nossa vontade é de acolher a todos, mas a saúde é prioridade. Estamos seguindo todas as recomendações do decreto por uma causa muito maior. Pedimos a todos que tenham um pouco de paciência e que quem não conseguiu nos visitar ainda, que volte nas próximas semanas. Estaremos aguardando com muito carinho e cuidado”, garantiu.

Parque Ana Lídia

Um dos pontos mais icônicos para qualquer criança nascida ou criada em Brasília é o Parque Ana Lídia, próximo ao Estacionamento 12 do Parque da Cidade. Conhecido pelo famoso Foguetinho, o local já foi palco para as brincadeiras de milhares de crianças e, neste ano, a visita foi ainda mais significativa: foi o primeiro feriado em que o parquinho pôde receber visitantes depois da reforma pela qual passou recentemente.

Quem aproveitou muito a manhã no famoso Foguetinho do Ana Lídia foi o pequeno Ian, de três anos de idade. Devidamente protegido com sua máscara para nariz e boca, ele foi “às alturas” no topo do brinquedo, chegando perto do céu igual ao seu super-herói favorito, o Super-Homem – que, não por acaso, ele também carregava em sua fantasia e em sua máscara para os olhos, imitando a feição de Clark Kent.

Para a mãe de Ian, Jaqueline Araújo, a saída de casa para aproveitar o dia das crianças foi necessária depois de muitos meses de isolamento, mas sem descuidar da cautela e da responsabilidade em tempos de crise sanitária. “Estou sempre com o álcool gel para passar nas mãos dele, e a máscara não sai do rostinho. Quando precisamos ir ao mercado, ele já escuta o que tem que ser feito e ele mesmo já dá o bracinho para que meçam a temperatura”, conta.

A Administração do Parque da Cidade, em parceria com o DF Legal e a PMDF, fazia a inspeção e a orientação sobre as máscaras para as pessoas que ainda insistiam em não usá-las. Em relação à estrutura, o administrador do local, Silvestre Rodrigues da Silva, garante que a entrega do Parque Ana Lídia não será a única. “Estamos só no começo, ainda tem muito a fazer. Brinquedos novos, reforma de banheiros e das quadras poliesportivas. É um pedido do governador e iremos atender”, promete.

Lago Paranoá

Localizado ao lado do acesso à Ponte das Garças, na L4 Sul, o Parque do Deck Sul também foi um dos locais muito procurados pelas famílias para aproveitar o feriado nesta segunda (12). Laura Beatriz, de oito anos de idade, estreou seu novo skate na pista do local, acompanhada da mãe, a advogada Liana Carvalho.

Além da proteção para os joelhos, cotovelos e pulsos, Laura também se protegia contra o coronavírus, tanto com a máscara quanto com os cuidados da mãe. “Sempre ando com o álcool gel na bolsa, e acabamos optando por vir aqui ao Deck Sul porque está mais tranquilo e é aberto”, explica Liana.