23/10/2020 às 21:38, atualizado em 25/10/2020 às 15:55

Cadastro de flanelinhas começa nesta segunda (26)

Cerca de 12 mil trabalhadores terão um mês para formalizar a atuação. Governo vai oferecer cursos de capacitação e crachás de identificação

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Clarismundo acha que com a identificação as pessoas passam a confiar mais no flanelinha | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Os trabalhadores da categoria estão animados e esperançosos com a iniciativa. Clarismundo Pereira dos Santos, de 52 anos, trabalha há 35 como lavador de carros no Setor Comercial Sul. Morador de Planaltina (GO), ele comemora a iniciativa do GDF. “As pessoas não costumam confiar tanto na gente, então trabalhar com a identificação já vai trazer uma garantia”, afirma.

Ele também se mostrou empolgado com as oportunidades que serão ofertadas para ele e seus colegas lavadores e guardadores de carros. “A gente não teve chance de focar em estudos e em outros tipos de trabalho, então com certeza se eu tiver a oportunidade terei interesse em fazer algum curso”.

O presidente do Sindicato dos Guardadores e Lavadores de Veículos do DF (Sindglav/DF), Valdivino Diogo Silva, ressalta o significado que essa nova política pública trará para a categoria. “Vai trazer mais dignidade para o nosso trabalho, além de tirar aquelas pessoas que não querem trabalhar corretamente e acabam nos prejudicando. Os cursos que serão providenciados pela secretaria também vão nos ajudar muito, para os colegas que quiserem seguir em outra ocupação. O governo está aí para nos ajudar, então eu só tenho a agradecer”, afirma.