29/10/2020 às 19:11, atualizado em 30/10/2020 às 17:20

GDF Presente terá plantão no feriado

Em três meses, são 80 mil bueiros desobstruídos e quase 90% das 90 mil bocas de lobo mapeadas em todo o DF. Ações seguem ininterruptamente

Por Gizella Rodrigues e Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Limpeza de bocas de lobo na W3 Sul

As equipes do Polo Central Adjacente I continuam a limpar as bocas de lobo da W3 Sul. Até agora, 154 bueiros foram limpos e estão prontos para escoar a água das chuvas. O trabalho começou na Quadra 502, no começo da avenida, e chegou até a 516. Agora, os trabalhos estão sendo retomados no sentido contrário, para garantir a eficiência da operação.

Os servidores olham as bocas de lobo uma por uma e avaliam a necessidade de retirada do lixo. “Tinha muita terra dentro das últimas bocas de lobo limpas”, conta o coordenador do polo, Lúcio dos Santos Barbosa. “O normal é ter sacolas plásticas, garrafas PET e muita folhagem, porque, como a W3 Sul é muito arborizada, cai muita folha – 50% [desse material] eram folhas, mas tinha lixo também. Encontramos ainda dois ratos mortos”.

 

Lago Sul

Arniqueira: tapa-buracos e limpeza de bocas de lobo

Desde segunda-feira (26), o GDF Presente está em Arniqueira, onde faz uma limpeza geral. Já foram recolhidas 93 toneladas de entulho, inservíveis e restos de podas em vários trechos do Setor Habitacional Arniqueira, nas quadras 8, 9 e 11 do Areal e no Parque do Areal. Uma operação tapa-buracos passou pelo Conjunto 5 do setor habitacional, e oito bocas de lobo foram desobstruídas no Conjunto 4.

Morador de Arniqueira há 32 anos, o empresário Jandovir Medeiros, 51 anos, comenta que a realidade mudou depois que a cidade se transformou em Região Administrativa e passou a receber os serviços do GDF. “O governo resolveu a vida da gente”, comemora. “As chuvas abrem buracos, mas eles são tapados imediatamente”.