10/11/2020 às 20:10, atualizado em 10/11/2020 às 20:52

Sinalização reforçada com mais segurança no Cruzeiro

Pontos de instalação de placas de trânsito foram identificados pelo GDF Presente; fiscalização também retira faixas que poluem visualmente a cidade

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Placas indicativas de obras em andamento são vandalizadas e se transformam em esqueletos no Plano Piloto | Foto: GDF Presente

Durante o trabalho, enquanto placas de sinalização de trânsito eram instaladas e renovadas, faixas de propaganda afixadas irregularmente do Cruzeiro eram retiradas pelas equipes do programa. Em um dia de atividades, 28 faixas foram arrancadas dos canteiros. Esse tipo de publicidade, além de atrapalhar a visibilidade dos motoristas e poluir a cidade, é proibido por lei e gera multas que variam de R$ 592 a R$ 1,7 mil. A fiscalização é feita pelo DF Legal.

No Plano Piloto

O programa do Governo do Distrito Federal, responsável pela manutenção diária das 33 regiões administrativas, também fez limpeza e retirada de estrutura de placas indicativas de obras em andamento e que foram vandalizadas. Os conteúdos dos equipamentos com as informações foram arrancados, de forma que só restou a armação metálica que sustentava os avisos.

Duas delas estavam no início do Lago Norte – uma em frente à Polícia Federal, no final da Asa Sul, e outra na via L2, entre as superquadras 416 e 616 Sul. “Os vândalos danificam o patrimônio público e causam prejuízos aos cofres do governo, sem contar que privam os cidadãos de informações sobre as obras promovidas na cidade”, observa o coordenador do Polo Adjacente 1, Lúcio dos Santos Barbosa, à frente do GDF Presente na região.