19/11/2020 às 16:33, atualizado em 19/11/2020 às 16:59

Inova Tech forma alunos e abre mais 6 mil vagas 

Programa de qualificação da Secti e FAP-DF capacitou 500 pessoas este ano. Inscrições para 2021 podem ser feitas no site do Senai-DF até 5 de dezembro

Por Ana Luiza Vinhote e Livio di Araújo, da Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília  

Kálitha Giovana Rosa, 23 anos, sempre aprimora o currículo com cursos do Senai. “É muita informação, aprendemos. As aulas só reforçaram minha vontade de permanecer nessa área”, diz | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, comemorou a formação dos estudantes, que só foi possível com a integração de vários órgãos do GDF e da Federação das Indústrias do DF (Fibra). “A FAP, como braço operador do projeto, tem  orgulho de estar aqui contribuindo para essa oportunidade única. Na capital, os novos postos de trabalho vão precisar dessa capacitação, que ajuda na geração de emprego e renda”, conclui.    

Em concordância com o secretário, o presidente da Fibra e presidente do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar, comentou sobre a importância da ação do GDF no suporte à formação profissional. “É fundamental a compreensão de que só se faz desenvolvimento com conhecimento. O governo local assumiu um papel de protagonistas na formação profissional ao criar o DF Inova Tech e vai obter resultados tanto na colocação de pessoas no mercado, como na atração de investimentos”, disse. 

Programa

A iniciativa foi lançada em 2019 e as primeiras turmas foram lançadas neste ano. A previsão é de que em três anos o DF Inova Tech capacite mais de 45 mil profissionais. Mesmo em contexto de pandemia, 1.840 alunos se inscreveram no programa. Todas as aulas ocorrem nas escolas do Senai-DF, no Gama, em Taguatinga e em Sobradinho e, a partir de 2021, também na nova escola Senai Brasília, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

*Com informações da Secretaria de Ciência e Tecnologia