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20/11/2020 às 14:18
Iniciativas do Detran, Secretaria de Desenvolvimento Social e Sejus foram as selecionadas em concurso por incentivarem o desenvolvimento de gestão
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), anunciou, por meio de uma live no site YouTube, os vencedores do Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria do DF.
O concurso contribui para o fortalecimento do papel das ouvidorias e busca valorizar e incentivar o desenvolvimento das melhores práticas na gestão e prestação dos serviços de ouvidoria pública, além de reconhecer as três iniciativas melhores avaliadas da ouvidoria do órgão ou entidade.
As iniciativas selecionadas no Concurso foram: “Carta de Serviços Em Dia com Cidadão”, desenvolvida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran-DF, representada pela ouvidora Zoraia Carla Cardozo Silva; “Na hora com cidadão”, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus), representada pela ouvidora Alinne Paula Fernandes Moreira; e “Diminuição Interna dos Prazos para Resolução das Demandas do Sistema Ouv-DF”, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), representada pela ouvidora Ana Maria Moreira da Silva.
Participaram do concurso as ouvidorias seccionais que compõem o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (Sigo/DF). “É um modo de reconhecer aqueles que buscam entregar um algo a mais. O mais interessante do concurso de Melhores Práticas é que várias iniciativas implementadas em um órgão acabam servindo de modelo para que outros as utilizem”, afirma o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira.
É um modo de reconhecer aqueles que buscam entregar um algo a mais. O mais interessante do concurso de Melhores Práticas é que várias iniciativas implementadas em um órgão acabam servindo de modelo para que outros as utilizemJosé dos Reis de Oliveira, ouvidor-geral do DFesquerda
O evento também contou com a presença da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha; e do secretário de Estado Controlador-Geral do DF, Paulo Martins.
Surpresa com o anúncio de ver a secretaria que está à frente anunciada, Mayara Noronha agradeceu o prêmio e destacou que houve um aumento nas demandas da Secretaria de Desenvolvimento Social, especialmente durante a pandemia. Relembrou que com a implementação do atendimento remoto, houve ainda mais acesso dos cidadãos à Sedes, o que impactou no número de demandas. Ainda assim, a secretaria conseguiu alcançar o objetivo em diminuir o tempo de resposta aos cidadãos. “Aumentou a quantidade de pessoas com acesso à secretaria e aumentou o prazo de agilidade de resposta de tudo o que chega pela Ouvidoria”, destacou.
Reconhecimento
O controlador-geral do DF, Paulo Martins, ressaltou que esse reconhecimento se torna uma oportunidade para que outros órgãos conheçam as iniciativas e possam buscar trocar experiências, a fim de dar ainda mais eficiência às ouvidorias: “O concurso vai além de reconhecer as ouvidorias. Ele dá destaque às inovações, para que outros órgãos busquem melhorar e aprender, afinal, o objetivo é sempre prestar o melhor serviço ao cidadão”, explicou.
A live está disponível no canal da CGDF no YouTube . Durante o evento, também foram anunciados os dados do Balanço Anual de Resultados e realizações do Sistema de Gestão de Ouvidorias do DF (Sigo) e o lançamento do Painel de Ouvidoria do DF.
*Com informações da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal