Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/12/2020 às 17:59, atualizado em 03/12/2020 às 18:35
Informações foram reunidas em uma página lançada nesta quinta-feira (3)
Durante reunião on-line do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan), nesta quinta-feira (3), a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) lançou um site com todas as informações sobre o Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis).
O Plandhis é o instrumento de planejamento urbano que traça as diretrizes para a oferta de moradia à população de baixa renda, com prioridade às famílias com renda familiar de até cinco salários mínimos, como forma de combater o deficit habitacional.
Novo conceito
Entre as novidades, destaca-se o conceito de que não basta apenas reduzir o deficit habitacional, mas oferecer moradia de interesse social de qualidade, em áreas dotadas de infraestrutura, comércio, serviços e lazer, observando as demandas específicas da população a ser atendida.
“É muito importante que esse conceito tenha evoluído para mostrar que o deficit habitacional não é só a falta da casa, é a falta da cidade, da cidadania”, resume a secretária executiva da Seduh, Giselle Moll, que ressaltou a participação ativa da Codhab nesse processo.
O site é divido em quatro pontos principais: o que é o Plandhis, Legislação, Participação e Revisão. De acordo com a diretora de Habitação da Subsecretaria de Políticas e Planejamento Urbano da Seduh, Eneida Aviani, o trunfo da equipe é a forma como a revisão do Plandhis está sendo conduzida.
Participação da comunidade
“Nós nos dedicamos muito para conseguir um processo participativo efetivo que não envolvesse apenas as entidades e grupos que já atuam com moradia popular, mas também o público que será atingido por essa política”, explica.
Representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) no Conplan, Julia Fernandes elogiou a iniciativa do site e da condução da revisão. “Esse tema é importante para o Brasil, e o Distrito Federal está sendo visto como exemplo tanto de assistência técnica [de habitação de interesse social] quanto do plano que está sendo desenvolvido”, pontua.
Conheça o site.
Se quiser contribuir, envie e-mail para dihab@seduh.df.gov.br.
* Com informações da Seduh