14/12/2020 às 21:41, atualizado em 15/12/2020 às 14:02

Ações de manutenção na Rodoviária do Plano Piloto

Equipes do GDF Presente já taparam buracos, limparam calhas e bocas de lobo; novas intervenções continuam esta semana

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Na parte inferior, o asfalto também começou a ser recuperado. Já foram aplicadas 2,1 toneladas de massa asfáltica| Foto: Divulgação/GDF Presente

Boxes e guardarreios

Já nesta semana, será dada continuidade à operação tapa-buracos, além da colocação de limitadores nas vagas dos ônibus – que balizam o espaço dos veículos nos boxes e impedem que, ao entrarem de ré, invadam a calçada de passageiros. Está previsto também o reparo das grelhas das calhas, que acabaram danificadas pelo peso dos ônibus, além da manutenção e pintura da estrutura dos guardarreios – que são as muretas de proteção – dos lados norte e sul sobre o Eixão, no trecho do Buraco do Tatu, feitos pelo DER e pela Novacap.

O aumento de 20% na circulação de pessoas previsto para este mês de dezembro também foi um fator que motivou o cuidado com o espaço. “Essa ação de zeladoria se dá pelo fluxo de pessoas, que acaba reforçado neste período do ano, próximo ao Natal. Daí a necessidade de manter o espaço mais organizado”, afirma o coordenador do Polo Adjacente I, Lúcio dos Santos.

Há 19 anos trabalhando na rodoviária, a comerciante Soraya Costa, de 39 anos, passa mais tempo na sua loja de sapatos do que na própria casa, em Taguatinga. Para ela, que acompanha por tanto tempo o dia a dia do terminal, todas as melhorias são bem-vindas. “É excelente todo tipo de benfeitoria feita pelo governo aqui, não só para mim que sou lojista e fico todo o dia aqui, como para os milhares de usuários que circulam pelas plataformas”, comenta.