14/12/2020 às 19:37, atualizado em 14/12/2020 às 19:54

Pela primeira vez, GDF conquista credenciamento de Brasília no Fungetur

GDF e Setur-DF comemoram a habilitação do BRB, que vai receber R$ 521 milhões em linhas de crédito para empreendimentos turísticos no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Pela primeira vez na história, Brasília é credenciada no Fungetur   | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

De acordo com o Ministério do Turismo, em 2020, a pasta já disponibilizou, até dezembro, mais de R$ 3,9 bilhões em crédito emergencial em apoio ao setor por meio do Fungetur. Estes recursos permitiram o acesso ao crédito por 2.836 empresas localizadas em 499 municípios de 15 estados, alcançando 2.908 contratos assinados. O número é 6.362% maior em relação a 2018 (45) e 1.228% superior na comparação com 2019 (220). Do universo contratado, 93% dos recursos foram destinados a Microempreendedores Individuais (MEI) e micro, pequenas e médias empresas. Além disso, 82% dos contratos assinados neste ano foram para capital de giro.

O Fungetur conta, atualmente, com 25 instituições financeiras credenciadas. A ampliação do número de instituições habilitadas a operar o fundo é parte de um esforço permanente do Ministério do Turismo, sendo que o credenciamento permanece aberto. Essa expansão visa aumentar a abrangência de municípios e estados com acesso aos agentes financeiros credenciados, permitindo que mais empresários, desde o MEI até grandes empresas, tenham acesso ao crédito e se preparem para o novo momento do turismo que viveremos a partir dos próximos meses.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”

Como participar

Poderão ter acesso ao crédito empresas das seguintes áreas: acampamento turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadora turística, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadora de veículos, organizador de eventos, prestador de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestador especializado em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares. O dinheiro pode ser utilizado para três produtos de crédito: projetos, equipamentos e capital de giro.

Para acessar os recursos, primeiramente, o interessado deve ser prestador de serviços turísticos e estar inscrito no Cadastur, que é o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. Pessoas jurídicas, guias de turismo e empresários individuais do setor podem realizar o cadastro por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br. Uma vez que o cadastro esteja com status “regular” ou “em implantação” e de posse do certificado do Cadastur, o empresário brasiliense pode se dirigir ao BRB.

De acordo com a Setur-DF, o Distrito Federal possui atualmente cerca de 2.200 empresas regulares cadastradas no Cadastur. Um aumento de 150% nos últimos dois anos. Os dados são de 10/12 e a expectativa é de que esse número aumente nos próximos meses.
A análise para concessão do crédito é realizada exclusivamente pelo agente financeiro credenciado para operar o Fungetur. Dessa forma, para saber as condições de financiamento e aprovação do projeto, o solicitante deve entrar em contato com o gerente da instituição financeira credenciada.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo