15/12/2020 às 11:38, atualizado em 15/12/2020 às 12:06

Livro reúne 11 mil textos sobre a história da capital federal

Obra é fruto de garimpo nas 29 principais bibliotecas e bancos de dados do mundo. Secretário de Cultura representará o GDF no lançamento

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Cristian Brayner, analista legislativo | Foto: Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Ele destaca no trabalho, além do caráter de celebração, o vulto do acervo de quase 16 mil títulos e a possibilidade de ações de política pública envolvendo estudos sobre as muitas “brasílias” que a compilação encerra. “Há no livro a Brasília que já não existe mais, a em que estamos vivendo e a que podemos construir”, filosofa Cristian, doutor em Literatura e Práticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

O lançamento do livro terá, além de Brayner e de representantes da Câmara e da Unesco, a participação do titular da Secec-DF, Bartolomeu Rodrigues, que apoiou a ideia e participou de detalhes da editoração, com seu olhar de jornalista: “É com muita alegria que entregaremos ao público esse trabalho, que atesta a importância da capital para o mundo e se dá num momento de dificuldades gigantes para a cultura, que havemos de superar”, afirma.

Elisa Raquel Sousa, diretora da BNB | Foto: Secec-DF

Do livro constam 10.578 fontes numeradas em ordem alfabética, transcritas e apresentadas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); índice onomástico, com os nomes de 6.560 pessoas e entidades que fazem parte da história da cidade, nos mais diversos campos de atividade; e índice temático, disposto alfabeticamente, com mais de 2 mil temas separados em cabeçalhos e subcabeçalhos. Depois do lançamento, a obra ficará disponível em meio on-line e poderá ser baixada no site da Câmara dos Deputados.

“Live” de lançamento do livro “Bibliografia Brasília”

Data: 16 de dezembro

Horário: 18h

Transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/camaradosdeputadosoficial

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa