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19/01/2021 às 08:38, atualizado em 19/01/2021 às 11:15
Os alunos precisam efetivar a matrícula no prazo entre 2 e 9 de fevereiro
Chegou a hora de os 31.048 novos inscritos para o ensino regular na rede pública saberem onde vão estudar em 2021: a partir das 18h desta quinta-feira, 21, a lista dos estudantes por escola será publicada no site da Secretaria de Educação. Lá também estarão os veteranos da rede que pediram transferência e os inscritos para a Educação de Jovens e Adultos.
A designação do estudante para determinada escola é apenas o primeiro passo, mas não garante a vaga. Para isso, ele precisará efetivar a matrícula no prazo entre 2 e 9 de fevereiro. Ao fazê-lo, deve apresentar os originais e cópia dos seguintes documentos:
➥ Certidão de Nascimento ou RG
➥ CPF do estudante
➥ Duas fotos 3X4
➥ Comprovante residência
➥ Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009
➥ Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019 (Educação Infantil)
➥ Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar (os veteranos da rede pública não precisam desse documento)
Caso precisem acompanhar presencialmente filhos menores de 18 anos às escolas para fazerem a matrícula, os pais ou responsáveis devem portar carteira de identidade e CPF.
De acordo com o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Ernany Almeida, os técnicos estão trabalhando para garantir que as matrículas sejam efetivas da melhor maneira possível, com o cumprimento dos protocolos sanitários, e para que todos sejam contemplados.
“Para isso, solicitamos que os estudantes e responsáveis fiquem atentos ao período de efetivação de matrícula. A responsabilidade é do candidato e do seu responsável. A secretaria entra com a oferta e toda a logística necessária para que nenhum estudante fique fora da rede. Esse é o nosso compromisso”, ressalta o subsecretário.
Remanejamento
No caso de estudantes que já estão matriculados na rede pública, o prazo de remanejamento escolar, ou seja, para mudar de escola, correu até 18 de dezembro. O resultado desta quinta-feira também requer atenção dos pais e responsáveis para garantir a vaga solicitada.
Assim que as informações da secretaria forem lançadas, os interessados deverão seguir o mesmo procedimento para efetivação das matrículas dos novatos. Apenas a declaração ou o histórico escolar não serão exigidos.
EJA
Na efetivação da matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA), também no mesmo prazo de 2 a 9 de fevereiro, caso o estudante não possua documentos ou o histórico escolar que comprovem a escolaridade, é realizada uma avaliação diagnóstica para identificar os conhecimentos e direcionar o interessado a uma etapa de nível correspondente.
A Secretaria de Educação recebeu, até 30 de dezembro de 2020, cerca de 2 mil inscrições de interessados em retomar os estudos por meio da EJA.
E quem perdeu o prazo?
Para aqueles que perderam o prazo de inscrições para ingresso na rede pública no ano letivo de 2021, a Secretaria dará uma nova oportunidade entre os dias 11 e 14 de fevereiro, em seu site. As vagas serão garantidas, porém, não será possível escolher o local de estudo.
* Com informações da Secretaria de Educação