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18/03/2021 às 21:25, atualizado em 20/03/2021 às 08:26
Centro Educacional do núcleo rural de Taquara lança estação para informar e resgatar aqueles que a pandemia havia afastado da escola
Com a suspensão das aulas presenciais em 2020, o diretor Volemar Ornelas, do Centro Educacional (CED) Taquara, em Planaltina, assistiu ao distanciamento dos estudantes. Mesmo com o uso da plataforma Google Sala de Aula e a distribuição do material impresso, os estudantes não mantinham contato. Nesse cenário, surgiu a Rádio Web CED Taquara, núcleo rural da região administrativa.
A criatividade do CED é tema, nesta semana, do podcast EducaDF, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Mostra como a criação da emissora de comunicação pela internet ajudou a informar os estudantes sobre as atividades da escola. O episódio também fala a respeito das principais ações da pasta quanto à Educação do Campo. Confira o podcast nas plataformas de áudio.
“Já utilizávamos um plano de ação, e a escola se dividiu em grupos para visitas (às casas dos alunos), mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”Volemar Ornelas, diretor do Centro Educacional Taquaraesquerda
“Cerca de 70% dos nossos estudantes moram no campo. A intenção foi contribuir para a busca ativa deles. Já utilizávamos um plano de ação, e a escola se dividiu em grupos para fazer visitas, mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”, explica Volemar. A busca ativa escolar é uma estratégia utilizada para identificar os estudantes que se encontram em risco de evasão escolar ou fora da escola.
Novidades na Educação do Campo
O gerente da Educação do Campo da Secretaria de Educação, Daniel Higino, reconhece os desafios dessa modalidade e elogia o comprometimento e criatividade dos professores, principalmente quanto à motivação dos estudantes do campo. “Temos estimulado os inventários histórico-sociais, ambientais e culturais. Durante a Semana Pedagógica, os professores foram orientados, e a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) está oferecendo oficinas sobre os inventários. Além disso, no dia 14 de abril, haverá o lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo”, destaca.
O diretor Volemar, do CED Taquara, concorda que a Educação do Campo tem especificidades que exigem ações diferenciadas. “Em meio aos desafios, em 2020, tivemos um estudante da Educação de Jovens e Adultos que foi alfabetizado por meio da plataforma virtual. Essas vitórias reforçam nossa vontade em buscar soluções. Os objetivos da Rádio Web foram atingidos, e a iniciativa, que conta com professores de diversas disciplinas, estudantes e orientadores, terá continuidade em novo formato”, afirma.
Para o professor Alexandre Lopes de Sousa, “o objetivo ainda será o de levar à comunidade as informações da unidade escolar. Às vezes, uma família que não teve acesso ao programa é avisada por um vizinho de outro sítio e a escola consegue alcançá-los”, diz.
Serviço
Lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, no Canal Educa DF no YouTube.
Data e horário: 14 de abril, às 19h.
*Com informações da Secretaria de Educação