29/03/2021 às 19:21

Inaugurado mural em homenagem às vítimas da covid-19 no DF

Painel feito de origami foi montado na UBS 7 de Ceilândia e impacta por meio da arte em dobraduras de papel

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

As flores começaram a ser dobradas em 20 de janeiro, e o trabalho teve ajuda de 23 voluntários do grupo Bem Dobrado | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Quem ajudou a artista plástica na montagem do mural foi a professora Flávia Reich. Ela começou a fazer origami no início da pandemia, como forma de terapia para tantas horas passadas em casa. Seguia o Instagram de Ludmila e viu a causa, então decidiu ajudar, dobrando flores de lótus e atuando na colagem do painel. “Foi uma causa emocionante e revigorante por podermos presenciar tantas pessoas se vacinando aqui, diante do mural”, disse.

A gerente da UBS 7, Kelma Louzeiro, expressou o sentimento de felicidade com o painel em homenagem às vítimas da covid-19. “Perdemos uma servidora nossa para a covid e alguns parentes nossos. Por isso, acho tão importante terem trazido essa homenagem tão linda para a nossa UBS. Além disso, disponibilizamos a vacina e temos a esperança de que o número de mortes vai diminuir cada vez mais”, disse, esperançosa.

Severina Dias Neves, 77 anos, esteve na UBS 7 de Ceilândia para se vacinar e se encantou com o painel de dobradura. “A gente vê na televisão, mas não imaginava que tanta gente já morreu desta doença. Só Deus para ter misericórdia. Achei o mural lindo, pena que é por um motivo triste”, avaliou.

A superintendente da Região Oeste, Lucilene Florêncio, também ficou feliz com a homenagem, que também dá esperança aos servidores: “A Superintendência Oeste reconhece e tem extrema gratidão a todos os trabalhadores da região que vêm, com esforço hercúleo, enfrentando esse momento de calamidade pública, salvando vidas e fazendo entregas valorosas. Nosso profundo respeito”.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde