08/04/2021 às 12:12

Caesb investe quase R$ 2 bi na melhoria de serviços

Ao completar 52 anos, companhia anuncia investimentos em infraestrutura para os próximos cinco anos

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Atualmente, há cerca de 700 mil ligações ativas de água e 608 mil de esgotos | Foto: divulgação Caesb

À frente da Caesb desde agosto de 2019, Daniel Rossiter reforça que a companhia chega aos 52 anos cumprindo a importante missão de garantir saúde pública e qualidade de vida à população. “Agradeço a cada um dos empregados da Caesb, verdadeiros heróis e entusiastas de um trabalho essencial à vida. Se a companhia chega hoje a níveis de excelência e vem conquistando prêmios importantes, tudo isso é graças ao trabalho e à dedicação de todos os empregados, que exercem um papel fundamental”, destaca o presidente.

Desde 2019 no cargo de secretária-geral da Caesb, Claudia Marques ressalta o prazer em acompanhar de perto todos os processos da Companhia. “Parece pouco tempo dentro dos 52 anos de história, mas foi o suficiente para eu entender e me apaixonar por uma empresa pública que está 24 horas à disposição da população do DF oferecendo serviços essenciais. Tenho a honra ainda de ser a primeira mulher a ocupar a cadeira da secretaria-geral.A Caesb é formada por mulheres e homens dispostos a fazer o melhor para a população. Toda essa dedicação resulta nos resultados de excelência que estão sendo alcançados nos últimos anos”, destaca, reforçando que “nem a pandemia fez o nosso time parar”.

Bem-estar da população

Com a meta de melhoria constante no atendimento à população, o diretor de Engenharia da Caesb, Virgílio de Melo Peres, explica que atualmente a área é responsável por mais de 70 projetos de pequeno, médio e grande portes, além de mais de 26 obras em andamento que buscam universalizar o saneamento básico no DF, particularmente o projeto Corumbá, considerado uma das maiores obras de saneamento do país atualmente.

“É motivo de grande orgulho e privilégio participar com todos os colaboradores caesbianos destes empreendimentos que objetivam proporcionar, de maneira igualitária, saúde e bem-estar a toda população”, exalta o diretor, que trabalhou na Empresa durante 30 anos, se aposentou e retornou aos quadros da companhia em 2019 como diretor.

O diretor de Planejamento, Regulação e Novos Negócios, Haroldo Toti, destaca características que fazem a Caesb desenvolver constantemente ações de preservação da qualidade ambiental e da água, entre elas o fato de o DF estar localizado em região de cabeceira, com cursos d’água de baixa disponibilidade hídrica.

A Caesb dispõe de 13 escritórios regionais, além de cinco postos “Na Hora”, para receber os clientes. No momento, devido à pandemia, eles estão fechados para atendimento presencial | Foto: divulgação Caesb

A Caesb possui uma Diretoria Comercial responsável pelo contato direto com os clientes e pela gestão financeira e contábil. O diretor da área desde 2019, Pedro Cardoso, relata seu sentimento por trabalhar na Caesb: “é uma grande experiência e uma honra trabalhar nessa empresa, pela sua missão e pela qualidade dos empregados. Parabéns à Caesb, pelos 52 anos de bons serviços prestados à população do DF”, elogia.

A Caesb dispõe de 13 escritórios regionais, além de cinco postos “Na Hora”, para receber os clientes. No momento, devido à pandemia, eles estão fechados para atendimento presencial. Mas graças a um plano de transformação digital e inovação que teve como objetivo prestar um melhor atendimento ao cidadão, os clientes da Companhia puderam experimentar uma redução da burocracia, a simplificação do acesso e a diminuição do tempo de espera para obtenção dos serviços.

Atualmente, a empresa disponibiliza cinco canais remotos: WhatsApp, Agência Virtual, App, Site e telefone 115, que funciona de forma automatizada por meio da URA – Unidade de Resposta Audível, onde são oferecidos serviços automáticos para os clientes, sem necessidade de interação com o atendimento humano.

Prêmios

Ao longo de sua história, a Caesb tem sido reconhecida como uma empresa de excelência. Diversos prêmios recebidos pela Companhia atestam o esforço empreendido pelos empregados. Em 2020, por exemplo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela pandemia, Brasília conquistou o 2º lugar entre as capitais brasileiras no ranking ABES da universalização do saneamento, que avalia cinco indicadores: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto – serviços prestados pela Caesb. A capital federal teve os melhores indicadores entre 1.857 cidades avaliadas em todo o Brasil.

Também no ano passado, a Caesb foi destaque na 20ª edição do Prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2020, conquistando a 66ª colocação entre 241 empresas de todo o país e ocupando posição de destaque entre as 500 maiores do Brasil, em ranking divulgado pela revista Época Negócios. A Caesb passou da 384ª para a 360ª posição, onde o critério de classificação foi a receita líquida.

A Companhia também alcançou, mais uma vez, 100% do Índice de Transparência Ativa (ITA). Pela 5ª vez consecutiva, conquistou, em 2020, o prêmio realizado pela Controladoria-Geral do DF, onde 77 órgãos do DF atingiram um índice de 100%.

A Caesb ficou em 1º lugar no Prêmio MundoGEO#Connect 2016, que premiou os melhores projetos do país, vencendo na categoria “Utilities – Energia, Saneamento, Comunicação”, com o ousado e inovador “Projeto Atlas: Inteligência Geográfica que transforma dados em conhecimento”.

A empresa esteve ainda entre os 10 finalistas no 21º Concurso Inovação no Setor Público, em 2017, com o Projeto Atlas. O concurso é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e reconhece projetos que contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

A Caesb foi criada em 8 de abril de 1969, pelo Decreto-Lei nº 524, com o nome de Companhia de Água e Esgotos de Brasília – Caesb. Antes disso, existia uma Divisão de Água e Esgotos no DF, mas era vinculada à Novacap.centro

Para a diretora de Suporte ao Negócio da Caesb, Roberta Zanatta, responsável pelo departamento de recursos humanos, pela manutenção dos prédios próprios em geral e transportes, bem como pela gestão dos suprimentos da Companhia, trabalhar e conhecer melhor a Empresa foi uma grata surpresa. “Realmente sinto orgulho de fazer parte da equipe Caesb, no auge dos seus 52 anos, e contribuir para que milhões de pessoas no nosso Distrito Federal recebam em suas casas água da melhor qualidade e tratamento de dejetos sanitários tão fundamentais à dignidade do cidadão”, declara a diretora.

História

A Caesb foi criada em 8 de abril de 1969, pelo Decreto-Lei nº 524, com o nome de Companhia de Água e Esgotos de Brasília – Caesb. Antes disso, existia uma Divisão de Água e Esgotos no DF, mas era vinculada à Novacap.

Em 1999, por meio da Lei 2.416, a Caesb passou a ser denominada Companhia de Saneamento do Distrito Federal e ampliou o seu mercado no que diz respeito à diversificação de produtos, podendo atuar em todo território nacional. Além disso, foi criada a possibilidade de realizar a abertura de seu capital social.

Já em 18 de janeiro de 2005, a Lei nº 3.559 alterou a Lei nº 2.416, mudando a denominação para Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, ampliando a área de atuação para outros países, bem como incluindo a possibilidade de prestar serviços na área de resíduos sólidos.

* Com informações da Caesb