09/04/2021 às 17:43

Curso de Pesos e Dimensões de caminhões para PMs

Atualização dos conhecimentos na fiscalização foi voltada para integrantes do Comando de Policiamento de Trânsito

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

O excesso de peso pode encurtar a vida útil do asfalto em até 80%, explica a diretora de educação de trânsito do DER-DF, Jucianne Nogueira

Importância da fiscalização

O respeito ao limite de peso e dimensões dos caminhões, acentua o DER-DF, tem fundamental importância no que diz respeito à preservação da vida, da integridade física, da saúde e da segurança dos cidadãos, além da preservação do patrimônio público, da ordem econômica e do meio ambiente ecologicamente equilibrado, à medida que contribui para a redução de acidentes, danos e mortalidade, projetando maior percepção de segurança aos usuários.

A diretora de Educação de Trânsito do DER-DF, Jucianne Nogueira, esclarece que o excesso de peso pode encurtar a vida útil do asfalto em até 80%, além de deteriorar o pavimento e causar danos imediatos.

“Caminhões que circulam com peso excessivo causam buracos, fissuras, lombadas e depressões, que prejudicam a drenagem das águas pluviais. Tais situações aumentam o número de acidentes, inclusive com vítimas fatais”, alertou a diretora.

“No DF, temos diversas rodovias, e com isso o transporte de cargas é uma realidade em nossas estradas. Por esse motivo, a fiscalização de excesso de peso é fundamental para garantir a segurança viária”, concluiu o agente de trânsito rodoviário do DER-DF e instrutor do curso, Glaydson Nascimento.

Fiscalização na prática

Na aula prática, os participantes realizaram uma blitz para fiscalização de veículos de carga na altura do Km 7 da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), próximo à Água Mineral. A ação foi executada entre as 13h e as 16h, na terça-feira (6) e na quarta (7).

Ao todo, nove caminhões foram fiscalizados e todos apresentaram alguma irregularidade. Seis veículos foram autuados por excesso de peso, dois por tacógrafo vencido e um por mau estado de conservação – pneus “carecas” – , além de um caminhão que, retido sem nota fiscal, só foi liberado após apresentar o documento.

*Com informações do DER