15/04/2021 às 17:04, atualizado em 15/04/2021 às 17:14

Monumento Natural Dom Bosco ganha mais acessibilidade

Intervenções para adaptação e sinalização ocorrem com recursos de compensação ambiental

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Piso tátil torna o anfiteatro mais acessível para pessoas com deficiência visual

A gestão do Brasília Ambiental enfatiza que a acessibilidade é uma das prioridades a serem implementadas nas Unidades de Conservação (UCs). Ela será provida dentro do programa Parque Acessível.

“O Monumento Natural Dom Bosco é um dos pontos mais visitados do DF, inclusive, por turistas, além dos visitantes locais. Portanto, provê-lo de condições de acessibilidade é prioridade para o Brasília Ambiental”, destaca a superintendente  de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Instituto (Sucon), Rejane Pieratti.

Monumento Natural Dom Bosco

O Monumento Natural Dom Bosco ocupa uma área de 171,98 hectares, que mantém reservas nativas de Cerrado e está situada na Orla do Lago Paranoá, oferecendo uma paisagem exuberante.

O espaço ecológico tem trilhas, pistas para skate e bicicleta, pista de cooper, ciclovia, banheiros, anfiteatro , sede administrativa com sala para educação ambiental (Casa da Cerradania), Jardim do Patrimônio Ecológico do DF e estacionamento. Antes das restrições impostas pela pandemia do covid-19, o Dom Bosco recebia, em média, cinco mil visitantes por semana.

Ermida

A Ermida Dom Bosco, a primeira obra de alvenaria construída na capital, é uma das principais atrações. A pequena capela, projetada por Oscar Niemeyer, homenageia o segundo padroeiro de Brasília, São João Bosco, que teria previsto, em sonho, a construção da cidade, ainda no Século XIX.

*Com informações do Brasília Ambiental