15/04/2021 às 09:09, atualizado em 15/04/2021 às 10:40

Setor de Rádio e TV Sul já está 60% reformado

Os trabalhos, agora, são de colocação de placas de concreto, mais calçadas, drenagem e aplicação de capa asfáltica

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O SRTVS nunca tinha passado, em toda a sua história, por uma reforma deste porte. São intervenções que impactam positivamente na vida de 40 mil pessoas que circulam pelo local diariamente | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Ao final da reforma, o SRTVS terá 20 mil m² de novas calçadas, 130 bancos e 80 espécies de árvores para garantir sombra. As calçadas serão largas, com o mínimo de 1,5m e o máximo de 8m, seguindo os moldes dos novos passeios da Avenida W3, com piso pré-moldado de 40 centímetros quadrados.

Nos três pontos de entrada, serão usados tons de vermelho, cinza e branco para dar caracterização especial e atrativa. Além disso, os locais de travessia para pedestres terão plataforma elevada – nivelando o asfalto à calçada –, reforçando a prioridade para pessoas em relação aos veículos.

Outra novidade é que o endereço será uma Zona 30, com velocidade máxima permitida de 30 km/h, como ocorre no Setor Hospitalar Sul. Desta forma, veículos e bicicletas podem compartilhar as vias de forma mais segura. Pensando nas “magrelas”, a obra conta com a instalação de 36 paraciclos – suportes usados para o estacionamento deste tipo de transporte.

Confira serviços em execução na obra:

– Assentamento de placas de concreto tipo fulget de 40×40 e execução de calçadas em concreto semipolido;

– Drenagem: novas redes e ramais, bocas de lobo e caixas de passagem para águas pluviais;

– Aplicação de capa asfáltica em todas as vias;

– Execução de travessias elevadas em concreto;

– Execução de rampas de acesso às garagens, em concreto;

– Ampliação e criação de áreas de calçadas, para ampla acessibilidade;

– Instalação de pisos táteis direcionais e de alerta;

– Execução de golas de árvores para plantio de mudas e para preservação das árvores existentes;

– Criação de novas áreas de estacionamento em piso intertravado e piso asfaltado nas áreas de estacionamento já existentes;

– Instalação de balizadores a fim de evitar que os veículos estacionem nas calçadas.