20/04/2021 às 11:10, atualizado em 20/04/2021 às 13:23

Cardápio especial para celebrar os 61 anos da capital federal

Carne suína ao molho de abacaxi e farofa são o prato escolhido para hoje; refeição balanceada e nutricionalmente adequada

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Atualmente, no Distrito Federal, funcionam 14 Restaurantes Comunitários, que oferecem as refeições ao custo de R$ 1,00 para a comunidade | Foto: Divulgação Sedes

Atualmente, no Distrito Federal, funcionam 14 Restaurantes Comunitários, que oferecem as refeições ao custo de R$ 1,00 para a comunidade. Em razão do aumento dos casos de covid-19, as refeições voltaram a ser servidas em marmitas, que podem ser retiradas sem limite de refeições.

As pessoas em situação de rua, que estão cadastradas pela equipe de Abordagem Social, podem retirar a refeição gratuitamente nos restaurantes, enquanto durar a pandemia.

Quem também é frequentador assíduo do Restaurante Comunitário é Antônio Modesto Martins, nascido na cidade de Conceição, no Vale do Piancó, na Paraíba. Morador de Brasília há 25 anos, Antônio faz as refeições na unidade do Recanto das Emas há mais de dez anos e espera ansioso toda semana pela feijoada, um dos pratos que ele mais comia na terra natal.

“Chega a sexta-feira e eu adoro, quero abraçar o restaurante todo”, conta. “E tem aquele dia que tem aquela carninha ao molho, que fazem aqui, que é boa demais também, uma carninha aparecendo uns ‘nervinhos’ de boi, que eu gosto demais”, enfatiza Antônio.

“Muitas pessoas que moram em Brasília nasceram em outras cidades e conseguem encontrar aqui, nos restaurantes comunitários, os pratos típicos da sua terra, como a feijoada e a galinhada, por exemplo. Além de ser nutricionalmente balanceado e em quantidade adequada, o cardápio é definido pensando em trazer um conforto ao usuário, que encontra ali uma comidinha do seu dia a dia”, conclui a secretária Mayara Noronha.

Confira aqui a lista dos restaurantes comunitários.

* Com informações da Sedes